quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

NOITE DE REIS MAGOS...


 Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Neste dia eram também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.
No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.

Galette des Rois
Em alguns países, como Espanha (e os geminados culturalmente), é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos réis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os réis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis. De acordo com a tradição espanhola, o Dia de Reis é celebrado por uma boa parte da população. Neste dia as crianças recebem as prendas de Natal, porque de acordo com a tradição cristã, os réis magos é que trazem as prendas.
Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

Brinde esse que em Portugal, por questões de segurança e higiene foi retirado.

4 comentários:

  1. Não tarda nada vou atirar-me a uma posta de bacalhau igual à do Natal. E assim se encerra a quadra natalícia na minha casa. Depois de amanhã toca a desmontar todos os enfeites e encaixotá-los até ao dia 1 de Dezembro.
    Estamos aqui e estamos lá outra vez!

    ResponderEliminar
  2. Que o menino Jesus te oiça e que para o ano cá esteja-mos para trincar o bacalhau e não para o cheirar como o meu conterrâneo Saúl.

    ResponderEliminar
  3. O dia de Reis,
    não me diz nada
    sejam três ou seis
    uma história contada!

    Não por quem a inventou,
    por no mundo já não vaguear
    mas quem a ela se afeiçoou
    nesta data gosta de a festejar!

    Junta-te a eles então,
    se for essa a tua vontade
    bebe um tinto do garrafão
    se é que te dá felicidade?

    Toma lá uma abraço,
    faz com ele o que quiseres
    mas não lhe dês nenhum bagaço
    peco-te que o não embebedes!

    Na rua sozinho,
    desamparado pode cair
    com pena dele coitadinho
    triste não posso sorrir!

    ResponderEliminar
  4. Pois estamos a acabar a época natalícia.
    Só o trabalho que tive hoje a alterar as imagens dos 4 blogues.
    Sabe que ainda não provei bolo-rei esta época. Passe o Natal de cama, com uma crise que não me deixou provar nada e continuo de dieta.
    Um abraço

    ResponderEliminar