domingo, 1 de janeiro de 2017

GUTERRES A BRAÇOS COM O MUNDO A PARTIR DE HOJE...

ONU: Guterres assume hoje o cargo "mais difícil", o de sarar o Mundo

António Guterres entra este domingo, dia 1, em funções como secretário-geral das Nações Unidas. O antigo primeiro-ministro é o primeiro português num cargo diplomático desta envergadura.
António Guterres foi eleito sem vetos, por unanimidade e aclamação para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas pelos 193 estados-membro da Assembleia-geral. Hoje, dia 1 de janeiro de 2017, assume oficialmente o cargo.

O antigo primeiro-ministro português não conseguiu este consenso por acaso. Entre 2005 e 2015 esteve à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), onde encabeçou uma série de reformas que melhoraram o funcionamento do órgão, tornando-o um dos mais bem sucedidos da organização. A experiência de Guterres como alto-comissário para os Refugiados traduziu-se numa redução de custos com pessoal de 41% para 22% do orçamento. Muitos vêm esta experiência no terreno como um bom sinal para as exigência que o seu novo cargo irá transportar.

3 comentários:

  1. Oxalá não lhe cortem as asas.
    Um abraço e feliz 2017

    ResponderEliminar
  2. Só posso desejar ao Guterres o maior sucesso no desempenho do cargo para que foi escolhido. O mundo está em polvorosa e não vai ter tarefa fácil. Vai passar o tempo a correr de um lado para o outro a fazer de bombeiro e tentando manter quietos aqueles que estão com comichão no dedo, como aquele nabo da Coreia do Norte.

    ResponderEliminar
  3. O Guterres terá sucesso se os senhores da guerra ouvirem os seus apelos à paz?
    Tudo é possível mas o comercio das armas rende muitos milhões a quem as comercializa!

    Tenhas amigo António uma boa noite, e continuação de bom ano!
    Um abraço.

    ResponderEliminar