terça-feira, 23 de janeiro de 2018

SÓ A CORTIÇA DO SOBREIRO DÁ ROLHAS...

Há mais árvores que dão cortiça mas só o sobreiro dá rolhas

O sobreiro (Quercus suber) não é a única espécie de árvore que dá cortiça mas só a cortiça do sobreiro permite fazer rolhas para engarrafar vinho, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira.




O trabalho das investigadoras Carla Leite e Helena Pereira, do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (ISA), publicado na revista "Frontiers in Materials", é "a primeira compilação estruturada com informação científica disponível sobre espécies que produzem quantidades significativas de cortiça", segundo um comunicado do ISA.

O estudo conclui que existem outras espécies que produzem cortiça além do sobreiro mas a matéria-prima não pode ser usada para rolhas, embora possa ser utilizada para outros produtos em cortiça.

"A existência de fontes adicionais poderá ser muito relevante para a indústria, uma vez que a área de distribuição do sobreiro se restringe sobretudo à Bacia do Mediterrâneo e, consequentemente, o fornecimento mundial de cortiça é limitado", afirma-se no comunicado.

O artigo mostra quais as espécies com maior potencial corticeiro e dá informações sobre essas espécies, como a estrutura, a composição química ou o potencial na área da biotecnologia.

E abrange espécies corticeiras como o carvalho da Turquia (Quercus cerris) ou o sobreiro da China (Quercus variabilis), espécies do cerrado do Brasil e outras.

A cortiça chinesa entrou recentemente no mercado, em forma triturada, e segundo o trabalho das investigadoras do ISA está a despertar muito interesse, até pelo potencial de quantidade.

Em termos gerais, diz-se também no documento, os componentes químicos da cortiça estão a "receber muita atenção", com a pesquisa a incidir em campos como a biomédica ou a saúde.

A cortiça tem sido alvo de investigação no Centro de Estudos Florestais ao longo dos últimos 30 anos e é no centro que se tem desenvolvido grande parte do conhecimento científico mundial sobre esta temática, diz-se no comunicado.

6 comentários:


  1. Podem correr o mundo inteiro,
    como ela não há mais nenhuma
    feita de cortiça tirada do sobreiro
    rolhas há muitas, não há só uma?

    Tenhas um bom dia amigo António. Não te esqueças de tirar a rolha da garrafa para poderes beber o vinho,
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post.
    Adoro artigos em cortiça.
    Um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante. Gosto muito das malas e cintos de cortiça.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Essa é um novidade completa para mim. Nunca pensei da hipótese de haver outras árvores com casca de cortiça.
    Vivendo e aprendendo!

    ResponderEliminar
  5. Cortiça do sobreiro que tem imensas aplicações.
    Algumas absolutamente fantásticas.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  6. Bom dia. Maravilhosa postagem Obrigada :))

    Hoje:- Degustação em universo sagaz
    -
    Bjos
    Votos de uma feliz Quarta-Feira

    ResponderEliminar