NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DEIXAR FLORES NA ÚLTIMA MORADA...


AMANHÃ dia 1 de Novembro, dia de todos os Santos, vou mais uma vez visitar o cemitério da minha aldeia, local que visito várias vezes durante o ano e que com todo o respeito, amanhã lá estarei para deixar flores e lembrar todos os que já partiram desta vida, meus pais, familiares e amigos, alguns jovens que partiram mais cedo por uma qualquer infelicidade na vida, deixaram connosco a saudade e lembranças de bons momentos, que descansem em paz.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

CORVETA OLIVEIRA E CARMO E O NAVIO-PATRULHA ZAMBEZE, JÁ ESTÃO NO FUNDO DO MAR...

Corveta vai ficar a 30 metros de profundidade, com a parte mais alta a 15 metros (Foto: DR)

"OLIVEIRA E CARMO"  «Lancha VEGA» Era seu comandante, quando da invasão de Goa, Damão e Dio, lembram-se da sua gloriosa história?


 Foram precisos 2 minutos e 21 segundos para afundar a corveta "Oliveira e Carmo". Depois de detonados os quatro explosivos a bordo deste antigo navio de guerra, às 11h39, o naufrágio começou em câmara lenta até que, nos últimos segundos, a estrutura afundou rapidamente e caiu direita no fundo do mar, tal como planeado. O navio-patrulha "Zambeze" afundou, com menos espectáculo, às 16h07.
O cenário fazia lembrar um filme de guerra, gravado num dia cinzento. À hora marcada, 11h, vários barcos formavam um cordão de segurança a 900 metros da corveta "Oliveira e Carmo", que foi levada para cerca de 5,5 quilómetros (três milhas) ao largo de Alvor, em Portimão, onde vai ficar situado o museu subaquático do projecto Ocean Revival.

Estava tudo a postos para o primeiro naufrágio: dentro do navio foram colocadas 220 toneladas de betão para permitir que a embarcação – que pesa 1380 toneladas, tem 86 metros de comprimento e 3,6 metros de calado (parte do navio que fica dentro da água) – afundasse direita, sem se virar. Além disso, a bordo seguiam quatro explosivos de corte, importados dos Estados Unidos e colocados por uma consultora do Canadá, a Canadian Artificial Reef (CAR), especializada neste tipo de trabalho.

Antes, a corveta tinha sido limpa e descontaminada. Foram retiradas todas as peças que pudessem comprometer a segurança dos mergulhadores, segundo o comandante Gomes de Sousa, da Marinha Portuguesa.

Às 11h39, ouviram-se os primeiros estrondos – tudo para proporcionar um espectáculo a quem assistia, já que não houve verdadeiras explosões. O impacto abriu fendas em pontos nevrálgicos do casco do navio, deixando entrar uma enorme massa de água que pressionou as placas metálicas. Tudo isto demorou cerca de dois minutos, perante o olhar atento de dezenas de pessoas que estavam a bordo de barcos – alguns privados, outros da Polícia Marítima, outros destinados à comunicação social. Depois do suspense inicial, o peso do betão fez o resto e o navio caiu rapidamente direito ao fundo do mar.

Depois do afundamento, nove mergulhadores da Marinha Portuguesa desceram para uma inspecção ao navio e confirmaram que a estrutura caiu direita no fundo. A missão foi conseguida.

Já o naufrágio do outro antigo barco de guerra que vai integrar este parque, o navio patrulha "Zambeze", estava agendado para as 15h, mas atrasou-se uma hora.

As primeiras explosões a bordo do "Zambeze" foram ouvidas às 16h04 e às 16h07 o barco afundou, com menos espectáculo e impacto visual que o primeiro, deixando atrás de si um repuxo de água salgada. O procedimento usado para afundar o "Zambeze" foi idêntico ao da corveta, mas o facto de ter metade da dimensão (292 toneladas e 44 metros de comprimento) facilitou a operação. A camada de betão colocada na horizontal foi também menor.

Começa assim a nascer o parque subaquático Ocean Revival, um projecto concebido por Luís Sá Couto e que resulta de uma parceria entre a Câmara de Portimão e a escola de mergulho Subnauta, com o apoio da Marinha Portuguesa, que cedeu quatro embarcações desactivadas. No próximo ano, à corveta e ao navio-patrulha afundados hoje deverão juntar-se o navio oceanográfico "Almeida Carvalho" e a fragata "Hermenegildo".

O objectivo do projecto é dinamizar o turismo subaquático ao largo da costa algarvia, com os barcos a servir de recife artificial para algumas das espécies marinhas do Atlântico.

Segundo a organização, os barcos vão ficar a 30 metros de profundidade, com a parte mais alta a 15 metros. O tempo médio de mergulho a esta profundidade ronda os 40 minutos, pelo que serão precisos quatro ou cinco mergulhos para conhecer de uma ponta à outra a corveta "Oliveira e Carmo", segundo Luís Sá Couto.

Quem não pôde estar no local e ver de perto os naufrágios, teve oportunidade de assistir através do site ustream. A organização colocou online a gravação do primeiro naufrágio, que pode ser vista aqui ou no PÚBLICO (leitor de vídeo no fim deste texto, com excepção das aplicações móveis).

A REFUNDAÇÃO DE PASSOS!!!


A refundação do conceito de Império

A ideologia imperial e o conceito de império têm, durante o Estado Novo, três fases distintas: a primeira decorre de 1926 a 1945 e corresponde ao período durante o qual a Europa se assume como civilização superior que deve cultivar e dominar os Indígenas das regiões colonizadas; a segunda decorre de 1945 (como final da Segunda Guerra Mundial) até 1960, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas reconhece o direito dos povos colonizados à independência e faz uma listagem de todos esses povos, nos quais inclui os territórios ultramarinos portugueses; e o terceiro prolongar-se-á até ao fim do regime e corresponde a um período durante o qual se verificam rebeliões armadas em Angola, Moçambique e Guiné. Neste contexto, Portugal procura, através de uma reformulação da ideologia e métodos de governação, manter a unidade da metrópole com os territórios de além-mar. Perceberam a REFUNDAÇÃO de PASSOS?

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

LUGRE ATRACADO NA FIGUEIRA DA FOZ...


Lugre esteve atracado no cais comercial da Figueira da Foz neste fim de semana

O lugre histórico de quatro mastros, navio de treino de mar Santa Maria Manuela, esteve atracado neste sábado e domingo no cais comercial da nossa cidade, e à disposição de quem o quisesse visitar. (Foto Sena Cardoso)

domingo, 28 de outubro de 2012

O MEU PAÍS ESTÁ DOENTE...

No último ano 70.000 jovens qualificados abandonaram o seu país, as suas famílias, os seus amigos...Jovens que irão fazer falta ao país que lhes deu formação superior, 50% por lá ficarão, é um erro grave de quem tem obrigação de lhes dar condições de trabalho e não vejo ninguém a tentar fazer algo para o evitar, os cravos murcham, as pessoas andam tristes, o meu país está doente! Começo a estar preocupado.

sábado, 27 de outubro de 2012

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SE FOSSE UMA TABERNA, TINHA ENTRADO...

Havia um senhor muito bêbado que era casado com uma rapariga muito mais nova. E então, em vez de fazer a sua "obrigaçãozinha" lá em casa, aparecia sempre bêbado. Um dia foram passear pela rua e o homem, ao ver uma taberna, diz: - Olha uma taberna! Vou entrar!... Entrou na taberna e bebeu uns copos. Mais à frente encontrou outra taberna e disse: - Olha outra taberna! Vou entrar!... Entrou na taberna e bebeu mais uns copos. E durante o passeio, o homem continuou a entrar numa série de tabernas. Passados uns dias, o homem chegou sóbrio a casa. A mulher, ainda que desconfiada, pensou: - "Péra lá! É capaz de ser hoje!" Chegou à noite e o homem, com um ar romântico, dá-lhe um beijo na testa. Pensa a mulher: - "Queres ver que é mesmo hoje?!" O homem continua com os beijinhos e dá-lhe um beijo no queixo. A mulher delirava de contente! O homem continua a descer e dá-lhe um beijo no umbigo. - Sim, sim! - Dizia a mulher. De seguida, o homem dá-lhe um beijo no joelho e,... Deixou-se dormir. Diz-lhe a mulher irritada: - Porra! Se fosse uma taberna tinhas entrado!...

COM AVANÇOS E RECUOS...ASSIM VAMOS CAMINHANDO!



25 Outubro, 2012 - 09:57
Governo recua na redução do subsídio de desemprego
O Governo decidiu recuar na proposta de redução do valor mínimo do subsídio de desemprego, refere aLusa.
Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e Segurança Social, anunciou esta quarta-feira que o Governo vai recuar no corte do valor mínimo do subsídio de desemprego, com o intuito de assegurar a concertação social.

"Os compromissos financeiros do Estado são muito importantes, mas é também muito importante assegurarmos a concertação e um diálogo social em Portugal. Isso é mesmo fundamental", destacou Mota Soares.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DO POETA POPULAR PORTUGUÊS, ANTÓNIO ALEIXO...

O ouro, o cobre e a prata,
Que correm pelo mundo fora,
Servem sempre de arreata
Pra levar burros à nora.

Talvez paz no mundo houvesse,
Embora tal não pareça,
Se o coração não estivesse
Tão distante da cabeça.

Gosto de apertar a mão
Áspera dos calos que tem;
Também as côdeas de pão
São ásperas, mas sabem bem

Que o mundo está mal, dizemos,
E vai de mal a pior;
E afinal, nada fazemos
Pra que ele seja melhor.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

UM JOÃOZINHO BEM COMPORTADO...

A professora viu que o Joãozinho não estava a fazer o que lhe era pedido e vai falar com ele.
- Joãozinho qual é o seu problema?
- Sou muito inteligente para estar no primeiro ano. A minha irmã está o
terceiro ano e eu sou mais inteligente do que ela. Eu quero ir para o
terceiro
ano também!
A professora, que não consegue resolver este problema, manda o aluno
para a sala do director. Enquanto o Joãozinho espera na ante-sala, a
professora
explica a situação ao director. O director diz à professora que vai
fazer um teste com o aluno. Como é certo que ele não vai conseguir
responder a
todas as perguntas, vai mesmo ficar no primeiro ano. A professora
concorda. Chama o Joãozinho e explica-lhe que ele vai ter que passar
por um teste e
o menino aceita. O Director pergunta para o Joãozinho:
- Joãozinho, quanto é 3 vezes 3?
- 9.
- E quanto é 6 vezes 6?
- 36.
O director continua com a bateria de perguntas que um aluno do terceiro
ano deve saber responder. Joãozinho não comete erro algum. O director
diz
então para a professora:
- Acho que temos mesmo que colocar o Joãozinho no terceiro ano.
A professora pergunta:
- Posso fazer algumas perguntas também?
O director e o Joãozinho concordam. A professora pergunta:
- O que é que a vaca tem quatro e eu só tenho duas?
Joãozinho pensa um instante e responde:
- Pernas.
Ela faz outra pergunta:
- O que é que há nas suas calças que não há nas
minhas?
O director arregala os olhos, mas não tem tempo de interromper...
- Bolsos. (Responde o Joãozinho).
Mais uma:
- O que é que entra na frente na mulher e que só pode entrar atrás no homem?
Estupefacto com os questionamentos, o director prende a respiração...
- A letra "M". (Responde o garoto.)
A professora continua a arguição:
- Onde é que a mulher tem o cabelo mais enroladinho
- Na África. (Responde Joãozinho de primeira.)
E continua:
- O que é que entra duro e sai mole pingando?
O director apavorado. E o Joãozinho responde:
- O macarrão na panela.
E a professora não pára:
- O que é que começa com "b", tem "c" no meio, termina com "a" e para ser usada é preciso abrir as pernas?
O director fica paralisado. E o Joãozinho responde:
- A bicicleta.
E a professora continua:
- Qual o monossílabo tónico que começa com a letra "C" termina com a letra "U" e ora está sujo ora está limpo?
O Director começa a suar frio.
- O céu, professora.
- O que é que começa com "C" tem duas letras, um buraco no meio e eu mesma já dei para várias pessoas?
- CD.
Não mais se contendo, o director interrompe, respira aliviado e diz para a professora:
- Põe esse aluno como director, pois eu errei todas!! 
Laughing 

domingo, 21 de outubro de 2012

COM MOTORISTA ÀS ORDENS...

Saída da Figueira da Foz de madrugada
Ontem tive o privilégio de saber o que é a sensação de viajar por caminhos de Portugal, com motorista às ordens, sim é verdade o que acabaram de ler! E porque não? Se mereço mais do que esses maçaricos dos ministros e deputados, que nunca souberam o que é uma guerra, (o que eu desejava nunca tivesse acontecido), ou alguma vez souberam o que é estar vários dias, ou meses a ração de combate e a beber água turba dum qualquer rio, onde toda a bicharada bebe! Pois é, modéstia à parte...Eu mereço muito mais, só que não sou político e não tive avião às ordens, ou Audi de gama alta, de qualquer modo, convido-vos a me acompanharem neste passeio!

1ª Paragem para o pequeno almoço

Como as folhas da planta, já tapam a imagem que está no centro, fiquei a substituí-la

Visita à aldeia do Sobreiro, próximo de Mafra, aqui a entrada para um museu espetacular, onde tirei 70 fotos, aconselho a visitarem

Um coreto antigo

O talho

Almoçamos em frente ao convento de Mafra, onde fomos atendidos com simpatia e boa gastronomia

Já em Lisboa e o passeio à beira-mar desde Cascais, Estoril, até à Praça do Comércio/ Terreiro do Paço

Aqui fui devagar, tentando encontrar o nosso amigo Virgílio à pesca

Forte de São-Julião- da-Barra 

A Torre de Belém

Monumento aos Descobrimentos

Em frente a Belém, ao fundo um pilar da ponte 25 de abril e o Cristo Rei

Praça do Comércio, D. José e o seu cavalo ainda tapados para o turista não ver

Finalmente chegada ao objetivo "UMA NOITE EM CASA DE AMÁLIA" no Politeama e assistir a mais um maravilhoso espetáculo de Filipe la Féria 

Já noite e no regresso, nova paragem para ir ao "BIGODES" comer a febra no pão e "viva o velho"


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

EU VIM DE LONGE...


Os nossos cravos estão a murchar, não sei se com falta de jardineiro, se com falta de coragem, mas vamos regando e acabando com os parasitas que não os deixam florir! Quem sabe um dia o nosso jardim, voltará a ser o orgulho de todos os seus jardineiros, eu vim de longe em Maio de 75, vi um jardim florido e era assim que gostaria de o voltar a ver.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O BAÚ LEVOU QUASE TUDO...

Este Pinóquio levou tudo o que pôde e vive muito bem em Paris à nossa custa...(Não houve julgamento)!
Outros ainda por cá andam, a rapar o tacho, queixando-se que a reformazita não dá para as despesas, outros burlões, a quem nós estávamos a pagar os salários desviaram milhões que vão fazer falta na Segurança Social, para ajudar quem durante 40 anos descontou com o seu trabalho honesto e cheio de sacrifícios! A minha pergunta para quem souber responder é: Onde estavam os responsáveis que tinham o DEVER de fiscalizar?
Sinto-me triste, quase em lágrimas, ao acabar de ler a carta de um enfermeiro, enviada ao PR a despedir-se antes de emigrar, essa carta pode ler-se no jornal Público, ou no (Caminhada do Oeste)! São profissionais que nos fazem falta, no país que os viu nascer, lhes deu formação e agora os atira para longe da família e dos amigos, estas situações são, no meu entender INADMISSÍVEIS.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

JÁ NÃO SEI QUEM SOU...

Eu já não sei quem sou, só sei que sou ZÉ e não sou Doutor! Este sim «É UM DOUTOR» faz parte do grupo que nos vai ao bolso, tem a palha garantida, não lhe chove no estábulo

Manda o dono emigrar, tem Cordeiros e Coelhos a fazer-lhe companhia, tem as PORTAS trancadas para não ser assaltado

Ri-se de mim, mas até quando?

"O DOUTOR"

Quando é que levam o coice que já deviam ter levado há muito?


terça-feira, 16 de outubro de 2012

O TAPETE DE GASPAR, NÃO ESTÁ SEGURO...




O CDS equaciona, agora, sair do Governo, caso o documento não seja alterado até 31 de Outubro (votação na generalidade).
O ministro das Finanças diz que o Governo não tem "margem de manobra" para alterar o Orçamento do Estado para 2013 e colocá-lo "em causa" é "pôr em causa o processo de ajustamento". A ameaça de Vítor Gaspar na conferência de imprensa de ontem tinha um destinatário directo: Paulo Portas. O CDS equaciona, agora, sair do Governo, caso o documento não seja alterado até 31 de Outubro (votação na generalidade) . À noite, Paulo Portas reuniu o seu núcleo duro para delinear reacção oficial às contas de Gaspar.

domingo, 14 de outubro de 2012

PIRATAS A BORDO...

Subida para o convés

A receção

A sala do Comandante

Entrada para o duelo

Prontos para o combate

Ao ataque







Aconteceu ontem, não propriamente um ataque de piratinhas...Mas sim a festa do 1ºaniversário da minha piratinha EMA, correu muito bem! Cerca de duas dezenas de amigos/as BEBÉS responderam à chamada e fizeram questão de participar nesta 1ª festa de aniversário e todos se comportaram como verdadeiros amigos; Preservando a privacidade das crianças, como é o dever de qualquer adulto, deixo algumas fotos da ementa, toda ela vegetariana...
Rissóis de espinafres e soja; Folhado de salsicha vegetariana; Pão recheado de queijo e chouriço vegetariano; Ovos verdes; Pizza de cogumelos e vegetariana; Cogumelos salteados; Patê de beringela; Guacamole; Tofu à Brás...E muitos doces caseiros que estavam uma delícia!! Para o ano há mais.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PEDIDO A FRANÇOIS HOLLANDE...

A calculadora para fazer contas em euros

A carta de condução, para me deslocar em França

Tenho uma calculadora que me custou 5.000$00, tenho carta de condução, vou pedir a François Hollande, se ainda aceita "COTAS" no seu território, posso fazer todo o tipo de jardinagem, ou administrador comercial, fica o pedido no ar, pode ser que algum dos meus amigos franceses seja deputado e me possa ajudar.