quinta-feira, 24 de maio de 2012

TARDE MAS CHEGOU


Avião voa da Suíça a Marrocos sem combustível
24.05.2012
AFP
O avião experimental suíço Solar Impulse descolou nesta quinta-feira de manhã do aeródromo de Payerne, na Suíça, para uma viagem de 2000 quilómetros até Marrocos sem uma gota de combustível.
(Foto:Fabrice Coffrini)
O protótipo descolou às 8h24 locais (7h24 em Portugal), com duas horas de atraso em relação à hora prevista, por causa do nevoeiro naquele aeródromo.

Para esta primeira etapa, o piloto e co-fundador do projecto, André Borschberg, está aos comandos do avião, cujas asas estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas que alimentam quatro motores eléctricos, com uma potência de dez cavalos cada um.

O aparelho vai sobrevoar os Pirinéus, a uma altitude de 8500 metros e deverá aterrar às 2h (1h em Portugal) de sexta-feira no aeroporto de Madrid-Barajas, para uma escala. O mais tardar na segunda-feira, o avião parte em direcção a Marrocos. Esta última etapa será realizada pelo explorador e outro co-fundador do projecto, Bertrand Piccard, que levará o Solar Impulse até Rabat.

Este voo, que pela primeira vez atravessa o Mediterrâneo, deverá servir como “último teste antes da volta ao mundo em 2014”, explicaram os organizadores.

Foram precisos sete anos de trabalho e uma equipa de 70 pessoas e 80 parcerias para construir este avião em fibra de carbono. A construção de um segundo aparelho, para fazer a volta ao mundo em 2014, já começou. O aparelho deverá estar pronto em 2013 para um primeiro voo de testes ainda nesse ano.

3 comentários:

  1. Serão os aviões do futuro? Quem sabe né.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Era um destes que me dava geito, farto-me de gastar gasolina a caminho da Terra, o que só serve para poluir e encher os bolsos aos Arabes.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  3. De tantas experiência fazer
    E a gente por elas pagar
    Benefícios não iremos ter
    Eles gozam e gente trabalhar!

    Com estes políticos
    O futuro incerto ser
    Não são feios nem bonitos
    Mas não saber que o andam a fazer!

    Boa tarde para ti, amigo António.

    ResponderEliminar