NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

DO RIO PARA A SERRA...



                                                 DA BOA VIAGEM


Aquela que a Figueira da Foz abraça e deseja! Hoje o passeio pedestre de Quiaios à cascata, com paisagens espectaculares, que o turista vai guardar na sua memória, esta é a nossa serra, que todo o figueirense adora.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

HOJE LEMBREI-ME DE MAIS UM RIO, O COINA...

Antiga ponte ferroviária Barreiro – Seixal
O caminho de ferro do Barreiro ao Seixal foi o 156° troço de via férrea construído no país desde a fundação dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1856, no reinado de D. Pedro V – troço de Lisboa ao Carregado.
Para a construção da via foi feita uma ponte sobre o rio Coina, tendo sido inaugurada a sua exploração, no dia 29 de Julho de 1923, até à estação do Seixal, e previa-se a conclusão do ramal Barreiro – Cacilhas. O projecto parou em 1925, e a Ponte Seixal – Ponta dos Corvos sobre o rio Judeu, acabou por não ter utilidade, tendo os tramos completos sido desmontados e utilizados na ponte rodoviária de Alcácer do Sal (substituindo a velha ponte de madeira).



Sapal do Rio Coina


Reserva Natural do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada!


CEA- Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada!

A funcionar desde 5 de junho de 2005, o Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Coina (CEA) surge da necessidade de valorizar, ..


O Denominado Malagueiro, que banha a Escola de Fuzileiros, pela sua área pantanosa serve para a formação dos cursos de Fuzileiros e hoje lembrei-me das banhocas que lá apanhei, logo ao romper da aurora.
(Imagens tiradas da NET)



quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O RIO ZAMBEZE...


Várias imagens espetaculares me foram enviadas por um amigo, escolhi esta para falar do ZAMBEZE!

(Clicar para ler)


terça-feira, 27 de setembro de 2016

A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA...



Hoje não se fala português...linguareja-se!

 NOVA LÍNGUA PORTUGUESA... IMPERDÍVEL,
Por Helena Sacadura Cabral, utilizada frequentemente em "ciências de educação"...

Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar aos pretos 'afro-americanos', com vista a acabar com as raças por via gramatical, isto tem sido um fartote pegado! As criadas dos anos 70 passaram a 'empregadas domésticas' e preparam-se agora para receber a menção de 'auxiliares de apoio doméstico'.
De igual modo, extinguiram-se nas escolas os "contínuos"que passaram todos a "auxiliares da acção educativa" e agora são 'assistentes operacionais'.
Os vendedores de medicamentos, com alguma prosápia, tratam-se por"delegados de informação médica".
E pelo mesmo processo transmudaram-se os caixeiros-viajantes em 'técnicos de vendas'.
O aborto eufemizou-se em "interrupção voluntária da gravidez";
Os "gangs étnicos" são "grupos de jovens"  (criminosos).
Os "operários" fizeram-se de repente "colaboradores";
As fábricas, essas, vistas de dentro são "unidades produtivas" e vistas da estranja são "centros de decisão nacionais".
O analfabetismo desapareceu da crosta portuguesa, cedendo o passo à"iliteracia" galopante. Desapareceram dos comboios as 1.ª e 2.ª classes, para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria continuam a cobrar-se preços distintos nas classes "Conforto" e "Turística".
A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: «Sou mãe solteira...»; agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra da pungente melodia: «Tenho uma família monoparental...» - eis o novo verso da cançoneta, se quiser fazer jus à modernidade impante.
Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes crianças irrequietas e «terroristas»; diz-se modernamente que têm um"comportamento disfuncional hiperactivo" Do mesmo modo, e para felicidade dos 'encarregados de educação', os brilhantes programas escolares extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão, quando muito, "crianças de desenvolvimento instável".
Ainda há cegos, infelizmente. Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado "invisual". (O termo é gramaticalmente impróprio, como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas o "politicamente correcto" marimba-se para as regras gramaticais...)
As p.... passaram a ser 'senhoras de alterne'.
Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes cultas da praça desbocam-se em "implementações", "posturas pró-activas", "políticas fracturantes" e outros barbarismos da linguagem. E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a «correcção política» e o novo-riquismo linguístico.
Estamos "tramados" com este "novo português"; não admira que o pessoal tenha cada vez mais esgotamentos e stress. Já não se diz o que se pensa, tem de se pensar o que se diz de forma "politicamente correcta".

 Helena Sacadura Cabral

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A JUSTIFICAÇÃO QUE NOS FALTAVA...



O TEMPO CORREU-LHE A JEITO...

Arroz carolino do Baixo Mondego com certificação IGP

Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho levou a cabo um seminário sobre “Planificaçãoda campanha 2016 – candidaturas às ajudas”. Na sessão de abertura, ontem, o presidente da cooperativaintroduziu que os agricultores “estão a sair de um ano agrícola com algumas dificuldades”.
José Armindo esclareceu que o “preço do arroz teve uma baixa de cinco a sete cêntimos por quilo”, ou seja “a produção está abaixo do preço de custo”. Não obstante, o responsável afirmou: “Já temos arroz certificado como IGP – Indicação Geográfica Protegida”.
(Informação do DC)



sábado, 24 de setembro de 2016

FEZ-SE SILÊNCIO E OUVIU-SE CANTAR O FADO...


Foi ontem no salão de festas dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz!
Uma noite de fados bem passada, a troco duma pequena ajuda, para tentar suportar as despesas ao serviço da população da Figueira e de Portugal!









Obrigado meus bravos soldados da paz! Por tudo o que nos dão
BEM HAJAM.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

É A FIGUEIRA A DAR BONS FIGOS...


Podemos ver e usufruir já do passadiço (Ciclovia) e paralelo, o das saudáveis caminhadas à beira-mar na Praia da Claridade, até à noite porque têm iluminação própria!


Na areia, o outono começa a dar lugar às gaivotas!


Na piscina do Oásis, os patinhos começam a brincar felizes depois de serem tratados e sempre sob. vigia do meu amigo Tó Belo, que por sinal em 1963 era da polícia militar, fazendo rondas conjuntas com os fuzileiros e para-quedistas  em Luanda (Angola)! Digo que a Figueira está a dar bons figos porque já arrancou a 2ª fase de requalificação da zona.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

VILA DE SÃO PEDRO, COVA-GALA...



Para quem não conhece, aconselho uma visita ao nosso paraíso,à beira-mar plantado! O meu obrigado aos jovens, criadores do "São Pedro TV Figueira da Foz", com informações semanais e promoção à nossa terra, BEM HAJAM E MUITA FORÇA PARA CONTINUAREM.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016


Inquérito. Diz-me onde vives, dir-te-ei se és feliz
MARIANA MADRINHA19/09/2016 09:50
Perceber o que acham os europeus da qualidade de vida que têm é a meta a que, a cada três anos, o Eurostat se propõe. Nas respostas ao inquérito feito a mais de 40 mil europeus conclui-se que os habitantes do norte da Europa estão mais satisfeitos do que os do sul

Qualidade de vida, essa ideia tantas vezes etérea, outras tantas posta na gaveta do ramerrame do dia-a-dia. Algo que certamente todos queremos alcançar, mas nem todos encontramos. Qualidade de vida será, ao estilo de “Into The Wild”, sinónimo de ar puro e fuga total dos moldes da sociedade? Ou é ter rendas simpáticas e transportes de cinco em cinco minutos? Ou, num exercício de imaginação, viver numa cidade em que a palavra “trânsito” apenas aparece no dicionário? De três em três anos, o Eurostat realiza um inquérito em 79 cidades da União Europeia às quais junta municípios da Islândia, Noruega, Suíça e Turquia para tentar perceber isso mesmo: o que sentem os habitantes em relação à qualidade de vida (ou falta dela) das suas cidades. Os resultados do inquérito foram conhecidos no início do mês. 
                                           (Jornal I)



O RELÓGIO MAIS FAMOSO DO MUNDO...


É o Relógio Astronómico de Praga, República Checa!


Não foi neste grupo, mas já estive ali a olhar para cima.

domingo, 18 de setembro de 2016

FESTAS DE S. MATEUS EM SOURE...


FESTAS DE S. MATEUS - FATACIS

AS FESTAS DE S. MATEUS, organizadas pela Câmara Municipal de Soure, no fim de semana mais próximo do dia 21 de Setembro, Feriado Municipal Concelhio, constituem o maior cartaz turístico da Vila e do Concelho, conjuntamente com a FATACIS - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio, Industria de Soure - um certame fundamental para a promoção e divulgação de um significativo conjunto de actividades económicas.
Este é o momento ideal, por excelência, em que se propicia o ansiado reencontro festivo de todos os Munícipes e demais Sourenses, onde participam activamente inúmeras Instituições do Concelho e em que muitos visitantes de fora são atraídos, quer pelo cartaz profano das festas, quer pela romaria a S. Mateus, cujos devotos vêm, por vezes de muito longe, pagar as suas promessas e fazer as suas orações.





A nora mais amiga da sogra




Na travessia do Rio Arunca, brincava-se aos Fuzileiros na "descida da morte"!




As uvas, as nozes, os figos secos e as cebolas não faltaram e a chanfana do almoço estava boa!
Um dia diferente para quebrar a monotonia.

sábado, 17 de setembro de 2016

POUCOS MAS BONS, PRIMOS...


Parabéns à aniversariante!


Primaram por encher de sorrisos o Parque de Merendas em Cova-Gala!


No convívio anual, quase todos disseram presente num sábado lindo de sol!


Sr. Silva, tem que aprender que não se discute com uma senhora, porque ela tem sempre razão!


Se não for antes, até p´ró ano e aquele que é o mais Querido deseja a todos um bom regresso a casa,
COM O MEU ABRAÇO.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O PODER DO DINHEIRO...


Soltaram-me, agora aturem-me! Todos mentem, mente o juiz, mente o Correio da Manhã! Vão ser todos processados e vou exigir uma indemnização pelos danos que me causaram!
Diz Carlos Alexandre: Calma aí, ainda a procissão vai no adro!
Entretanto há dinheiro dos contribuintes que se vai gastando.


E os portugueses vão gritando, que mais (juízes sem medo), entrem nos quadros da justiça portuguesa.



NRP CISNE NA PÓVOA DE VARZIM...



O NRP Cisne deseja-lhe uma sexta-feira sorridente.
Venha visitar o navio amanhã, dia 17 de setembro, na marina da Póvoa de Varzim das 14h00-18h00.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

MAIS UM CHEIRINHO, DESTA VEZ A COZIDO...


No segundo dia acertámos em cheio, sem nevoeiro!


Licores para todos os gostos, na mulher do capote!


Só provei dois, dos que queria comprar, porque tinha motorista às ordens!




A fábrica de chá, única que sobreviveu à crise!


Plantações de chá verde e chá preto, que circundam a fábrica!


à espera do Iate do camarada Natalino, mais tarde disse-me que o tinha alugado!



Finalmente o nosso cozido à saída do buraco, a caminho do restaurante!


E foi assim meus caros amigos, era bom mas acabou-se, agora mãos ao trabalho, esperando que a minha entidade patronal, não me corte as férias para o ano.