quinta-feira, 22 de março de 2012

A UNIVERSIDADE DE COIMBRA E O BRASIL


A Universidade de Coimbra e o Brasil

Data de publicação: 22-02-2012 10:18
Papagaio
A Exposição procura realçar a importância da Universidade de Coimbra na história e cultura do Brasil, bem como o impacto deste país na própria Universidade, através dos muitos reitores, professores e alunos que nela deixaram marca da sua presença.
A exposição situa-se, cronologicamente, entre 1507 a 1986, reportando-se a data mais antiga à publicação do primeiro livro que se refere à descoberta do Brasil e a mais recente ao doutoramento honoris causa de José Sarney, pela Universidade de Coimbra.
Além do primeiro livro sobre o Brasil, apresenta-se o primeiro livro impresso na colónia, o primeiro que se escreveu sobre a sua história (Brito Freire) e talvez um dos mais belos que sobre ela jamais se publicou (Barlaeus), além de documentação manuscrita do Arquivo da Universidade e da Biblioteca Geral e de peças do espólio museológico do Museu da Ciência e do Museu Académico.
Subordinada ao tema A Universidade de Coimbra e o Brasil, a exposição foi delineada de forma a abarcar seis temas concretos: 1. Alunos brasileiros que frequentaram a Universidade de Coimbra; 2. Mestres e reitores oriundos do Brasil; 3. História do Brasil (geografia, exploração de recursos naturais, o papel da igreja, a missionação e as populações indígenas, política, ciência, etc.); 4. Literatura luso-brasileira; 5. O prestígio da Universidade de Coimbra no Brasil; 6. Atos solenes na Universidade (doutoramentos honoris causa de personalidades brasileiras do mundo da cultura, da ciência e da política) e visitas de chefes de Estado (nomeadamente a visita dos Príncipes Imperiais D. Isabel e D. Gastão de Orleães, em 1865 e a visita do Imperador D. Pedro II, em 1871).
Biblioteca Joanina - De 1 de Março a 6 de Maio de 2012 

Sem comentários:

Enviar um comentário