quarta-feira, 29 de março de 2017

NOSSA PRIMA/VERA ME CHAMA...

 É verdade meus amigos, tenho que aproveitar a companhia da nossa prima Vera, para me ajudar a fazer as minhas plantações, irão, ou não sentir a minha ausência , como comentador, mas tenho o tempo bastante ocupado na minha agenda!

Conhecem estas plantas? A primeira dá uma flor bonita, como podem ver e é trepadeira, a segunda é comestível, é utilizada em saladas e ao empratar dá um ar de esperança e cor para abrir o apetite, muito saborosa!
Desejo-vos uma boa semana com a nossa PRIMAVERA.

terça-feira, 28 de março de 2017

INTERNAUTAS MAIS ATENTOS...

O método simples para garantir que ninguém usa o seu PC para o espiar

Enquanto a câmara pode ser um ‘problema’ simples de contornar, o microfone apresenta outro tipo de desafios.

Salvaguardar a privacidade online não é fácil e tem motivado os internautas a aplicar toda a série de soluções para evitarem ser espiados por hackers que tomem controlo remotamente dos seus computadores, nomeadamente das câmaras e microfones.
 A câmara é um ‘problema’ fácil de lidar uma vez que basta colar um pouco de papel ou cola para garantir que ninguém sabe o que está a acontecer. Porém, o microfone apresenta outros desafios, pelo que pode ser obrigado a recorrer a software próprio para impedir que seja utilizado contra sim.
 Um desses softwares é o Oversight, criado pelo ex-NSA Patrick Wardle. Conta o Express que este software envia uma notificação ao utilizador do computador ou smartphone se alguém tentar aceder à câmara ou microfone. Enquanto o Oversight não é uma forma de impedir que invadam o seu dispositivo eletrónico, pode pelo menos avisá-lo sobre qual é a melhor altura para o desligar.

segunda-feira, 27 de março de 2017

O REGRESSO AO ALHO...

Hoje escolhi este tema porque quem sabe, estarei a ajudar alguém que passe por aqui, pela "Figueira Minha"!
Tinha eu 40 anos de idade quando, ao subir os degraus duma escada, comecei a sentir picadas nas articulações dos joelhos, fui ao médico que me diagnosticou ácido úrico elevado, comecei a tomar os comprimidos que me receitou, que fez baixar um pouco o colesterol e o ácido úrico, até que em conversa com um amigo, me disse que seguisse a receita que ele já tomava há anos: Um dente de alho picado e engolir todos os dias de manhã em jejum, mais fácil do que mastigar, devido ao mau hálito!
Receita esta que um ano depois fez baixar, para os parâmetros normais, mas prossegui com a receita até aos 60 anos, depois deixei o alho em jejum, mas sempre utilizando o alho em quase toda a alimentação, quinze anos depois, ou seja, até à passada semana, o mau colesterol voltou para os 220, como não tenho idade para estas velocidades, voltei a praticar esta "boa alhada", vou ver nas próximas análises, se ainda fez efeito, ou se o PDI, tem mais potência que o alho.

sábado, 25 de março de 2017

VOLTA PRIMAVERA...

Primavera

Ah! quem nos dera que isto, como outrora,
Inda nos comovesse! Ah! quem nos dera
Que inda juntos pudéssemos agora
Ver o desabrochar da primavera!

Saíamos com os pássaros e a aurora.
E, no chão, sobre os troncos cheios de hera,
Sentavas-te sorrindo, de hora em hora:
"Beijemo-nos! amemo-nos! espera!"

E esse corpo de rosa recendia,
E aos meus beijos de fogo palpitava,
Alquebrado de amor e de cansaço.

A alma da terra gorjeava e ria...
Nascia a primavera... E eu te levava,
Primavera de carne, pelo braço!

Olavo Bilac, in "Poesias"

sexta-feira, 24 de março de 2017

É JÁ NO PRÓXIMO DOMINGO...

 Dia 26 que o horário muda para o horário de verão, tenha atenção porque quando estiver a dar uma, (no seu relógio), já são duas!

 Mas a nossa prima Vera este ano pregou-nos uma partida, fez florir as cerejeiras,  amendoeiras, pessegueiros, etc. Para logo de seguida lhes atirar com pedras de granizo para cima, e baixar a temperatura, está mesmo zangada com o nosso jardim!

E se estava a pensar ir até à praia, leve roupa quente e não esqueça o guarda-chuva, ou esqueça esse programa, esteja onde estiver,
TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA.

quinta-feira, 23 de março de 2017

A NOSSA PRIMA VERA PERDEU O AVIÃO...

Primavera? Está longe... Chuva, neve e frio vão continuar

A chuva, a neve e o frio vão continuar a marcar o estado do tempo em Portugal continental na sexta-feira e durante o fim de semana, disse à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões.De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para os próximos dias ainda está prevista a continuação da ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados por trovoada.

"Vamos continuar com alguma instabilidade associada, aguaceiros, trovoadas, granizo e queda de neve entre os 400/600 metros, subindo depois para os 1.000 metros. No sábado vai ser um pouco mais elevado 1200/1400 metros", disse.
Cristina Simões adiantou que para sexta-feira está prevista uma pequena subida da temperatura mínima da ordem dos 01/02 graus Celsius.
"No sábado tendem a subir mais um pouco, mas a próxima noite ainda vai ser bastante fria, com temperaturas bastante baixas. Sobem no sábado, no domingo mais um pouco, devendo ficar acima dos zero graus em quase todo o território, o que não tem estado a acontecer", contou.
No que diz respeito às máximas, a especialista do IPMA indicou que vão subir também muito ligeiramente.
"Também têm estado muito baixas, na ordem dos 12 graus no litoral. Na sexta-feira vão subir um pouco para os 14/15 graus no litoral, no interior entre 06 e 08 e depois tendem a subir novamente no sábado para os 15/16 e no domingo voltam a descer ligeiramente", salientou.
Contudo, explicou Cristina Simões, as noites vão continuar frias e as máximas também não estarão muito elevadas devido à instabilidade causada por uma depressão que está a afetar o território do continente.
"Quanto ao início da semana, a tendência para melhorar gradualmente, mas na segunda-feira ainda pode ocorrer chuva", disse.

SUA EXCELÊNCIA CANTINFLAS...



Poderia ser um discurso no Parlamento Europeu, ou em qualquer país Da UE.

terça-feira, 21 de março de 2017

NÃO PARECE MAS SÃO IRMÃOS...

Irmãos gémeos, mas separados à nascença!
Aqui há gato! Ou o pai imigrou para Portugal, ou a mãe regressou de África! A escura de olhos verdes, teve melhor sorte, é de estimação! O irmão continuou no hotel onde nasceu, mas a 2 Kms do dono, mas os dois continuam felizes, ela tem uma companheira que se entendem nas brincadeiras, ele tem o cão e são grandes amigos, recebendo a visita de namoradas, e esta hei.

segunda-feira, 20 de março de 2017

SALTOU A CERCA E FUGIU...

 Foi o filho duma cabra, que fugiu em direcção à nascente do Rio Mondego, pela margem direita, ontem telefonaram-me para me dizer que o tinham visto para lá de Coimbra, meti-me a caminho, neste cruzamento haviam, seta para a esquerda, seta para a direita e a central, decidi continuar pela central rumo a Viseu, pelo IP3!
 Até que cheguei a Penacova, disseram-me que andava no monte!

 Junto ao Penedo do Castro com a família, andava à procura dele, quando me telefonaram do Cortiço, (Cortiço é um restaurante situado no sopé da margem direita do Mondego), onde caem aos trambolhões dentro do caldeirão, cabras, cabritos e as amigas lampreias, mais saborosas do planeta! E foi aí que finalmente encontrei o filho da cabra que me tinha fugido, almoçámos, o petisco não podia estar melhor confeccionado, bebi uns tintos porque levei motorista!

 No regresso a casa passei pelo Luso para beber água e caminhar um pouco!

 Fui visitar o Hotel das Termas da Curia, onde já passei duas noites e visitar o excelente Parque para caminhadas, sempre acompanhado por um sol brilhante despedindo-me assim do último dia de inverno, do dia de S. José e do dia do pai!



 De regresso à "Minha Figueira"!

Ainda deu para ir ver o "Nosso Mar", Já com o sol escondido por detrás de nuvens escuras, ameaçando o que hoje se faz sentir no primeiro dia de Primavera: Ameaça de chuva, vento frio e descida de temperatura! Anda tudo trocado, até o tempo.

sábado, 18 de março de 2017

O SOL CONVIDA, VAMOS FURAR A ONDA...


De mãos dadas para furar sem riscos de desaparecer!

                                        

PORQUE A CHUVA VAI VOLTAR!
E amanhã lembro todos os filhos, que tiverem a felicidade de ter seus pais como companhia, façam-lhe um convite, levem-nos dar um passeio e paguem-lhe o almoço, é uma forma de carinho e agradecimento por tudo o que fizeram e irão fazer, sempre com muito amor.
TENHAM UM EXCELENTE FIM DE SEMANA.


quinta-feira, 16 de março de 2017

JUSTIÇA À MUÇULMANA...

Às vezes funciona  !
Este é o segundo caso nos EMIRADOS ÁRABES UNIDOS do Presidente Angolano, depois de no mês passado as autoridades locais terem confiscado os 4 edifícios arranha-céus no Dubai; desta vez é um HOTEL DE 5 ESTRELAS EM ABU DHABI.
Estes 4 edifícios foram construídos no Dubai e são propriedade de José Eduardo dos Santos, fazem parte deles: escritórios, lojas e apartamentos em aluguer. Neste momento estão encerrados porque o sheik Mohammed o príncipe do Dubai, não aceitou que um presidente tenha um investimento desses na sua terra, segundo ele assim estaria a fazer pacto com os corruptos que desgraçam os seus povos, só é permitido no Dubai comprar um apartamento de t3 ou alugar uma mansão por 5 anos no máximo.
Este Hotel confiscado foi construído em nome da Empresária de 27 anos sobrinha do Chefe da casa militar da República de Angola. Como existe um processo top secreto de investigação dos Homens de Negócios Africanos no Médio Oriente em conexão com o F.B.I, esta empresária cai no sistema. Foram feitas investigações nos dossiers da firma proprietária do Hotel consta os nomes de J.E. Santos como sendo um accionista com 75%, 15% H.V. Kopelipa e 10% a sobrinha do Kopelipa, amante do J.E.Santos; dai as actividades do Hotel terem sido encerradas.
Convocada a empresária para prestar declarações a mesma, residente na Venezuela não compareceu na data marcada. As autoridades dos EMIRADOS convidaram os outros sócios maioritários a comparecerem para explicarem a origem dos valores da construção do Hotel de 80 andares e como do costume enviaram um Advogado Português. Infelizmente sem sucesso, pois a lei Islâmica não permite Advogados em casos de corrupção.
Então assim o Hotel foi confiscado para o governo de Abu Dhabi e a conta Bancária do Hotel foi bloqueada, onde foi encontrado um valor de 65 $ milhões.
Este será transferido para os Refugiados Sírios na Turquia.

quarta-feira, 15 de março de 2017

terça-feira, 14 de março de 2017

CINQUENTA ANOS DEPOIS...

                        
                                             NÃO ACREDITAM? É MESMO VERDADE!

Cá ando eu a vergar a mola! É este o meu ginásio, é este o meu passa-tempo preferido, é aqui que ouvindo o chilrear dos passarinhos, não dou pelo tempo passar, hoje regressei a casa mais cedo, para arranjar lugar na 1ª plateia a ver a luta do FCP, esperando que dignifiquem o futebol português e regressem a casa de cabeça erguida, somos portugueses carago, embora nem todos gostem do Pinto portista! Voltando a falar na "mola", tenho consciência que não será mais a mesma de quando tinha os 20, verga-se com dificuldade, passo de corrida já não é comigo, vou deixar essa genica aos meus netos e desejar-lhes que a caminhada da vida lhes sorria por muitos e bons anos.

segunda-feira, 13 de março de 2017

RECORDANDO ANOS 60...

TERCEIRO E ÚLTIMO APERTO...

É hoje, que se puxa pelo primeiro, atrás deste existe o enxame que seguiam o mestre pelo labirinto cheio de lama, os portugueses esperam que os juízes não estejam doentes e que se faça justiça, são milhões que estão em causa, são gerações condenadas a rastejar, sem nada terem feito para merecerem este castigo.

sábado, 11 de março de 2017

O PRÍNCIPE DO POVO...

POR Nicolau Santos Diretor-Adjunto
10 de Março de 2017
 
 

Havia a princesa do povo. Nós temos o príncipe do povo.

Bom dia. Este é o seu Expresso Curto. O dia está lindo, o céu azul, o sol brilhante. O país vai bem para o primeiro-ministro e mal para o líder da oposição. E temos um Presidente da República que congrega multidões à sua volta sempre que sai à rua e que está como peixe na água entre os seus súbditos.

Ontem, para assinalar o primeiro ano do seu mandato, esteve no Liceu Pedro Nunes, onde centenas de alunos o ouviram durante duas horas e lhe fizeram numerosas perguntas. Depois foi vender a revista Cais – conseguiu passar 30 exemplares – e almoçou sandes e refrigerantes com os dois sem-abrigo que tinham essa função. E foi a uma farmácia. O aparato era tanto que um homem que passou fez a comparação definitiva: “É como a Princesa Diana. É o príncipe do povo”, conta a Raquel Albuquerque na excelente reportagem que fez para o Expresso Diário. E não se esqueceu de condecorar as duas anteriores primeiras damas, Maria José Rita e Maria Cavaco Silva.

Contudo, debaixo da sua imensa simpatia e afabilidade, esconde-se (e quem se lembra das suas análises dominicais na TVI sabe isso muito bem) um Hamlet: “Serei cruel mas não desnaturado. Que da minha boca saiam punhais, mas que as minhas mãos não empreguem nenhum”.

sexta-feira, 10 de março de 2017

GATAS AO PÔR-DO-SOL...

 Onde é que eu já vi este filme?
Nestes dias solarengos de março, muita gente
tem ido às praias, à procura do bronze, vi gata
em telhado de zinco quente, tenho visto gatas ao
pôr-do-sol! Amanhã a meteorologia dá chuva!
Portanto deixo aqui uma sugestão para que passem um ótimo fim de semana, vejam este filme, é espetacular, aqui fica uma boa e divertida maneira de passarem o fim de semana.



ESTE SOL TÃO PORTUGUÊS...

Querem uma Luz Melhor que a do Sol!

AH! QUEREM uma luz melhor que
a do Sol!
Querem prados mais verdes do que estes!
Querem flores mais belas do que estas
que vejo!
A mim este Sol, estes prados, estas flores contentam-me.
Mas, se acaso me descontentam,
O que quero é um sol mais sol
que o Sol,
O que quero é prados mais prados
que estes prados,
O que quero é flores mais estas flores
que estas flores -
Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

quarta-feira, 8 de março de 2017

PARA TI, MULHER, COM AMOR!

MULHER

Um aroma suave
exalou das mãos do Criador,
quando seus olhos contemplaram
a solidão do homem no Jardim!
Foi assim:
o Senhor desenhou
o ser gracioso, meigo e forte,
que Sua imaginação perfeita produziu.
Um novo milagre:
fez-se carne,
fez-se bela,
fez-se amor,
fez-se na verdade como Ele quer!
O homem colheu a flor,
beijou-a, com ternura,
chamando-a, simplesmente,
Mulher!
Ivone Boechat

terça-feira, 7 de março de 2017

AGORA DE CASACO NOVO...

SÓCRATES.

O grande auditório da Universidade do Porto, encheu-se de estudantes para ouvirem JOSÉ SÓCRATES.

A entrada foi feita ao som da canção "amigos para sempre". Sócrates como sempre na sua pose altiva, prepotente e sorridente!

Começa a palestra e depois de se focar no processo judicial em curso, levanta a voz e de forma fleumática, diz:


- Pelos bolsos deste meu casaco, nunca passou dinheiro corrupto.

A plateia silenciou-se e num ápice, levantou-se um estudante:

- Com que então, casaco novo!....

segunda-feira, 6 de março de 2017

"GERINGONÇA" VAI SERVIR DE EXEMPLO...

Harvard quer analisar o futuro da esquerda com o exemplo da ‘geringonça’

O Centro de Estudos Europeus da conceituada universidade norte-americana organizou um debate pretende estudar o futuro da esquerda, partindo da opinião de políticos e académicos internacionais.

No próximo mês de abril, o Centro de Estudos Europeus da Universidade de Harvard, no estado de Massachusetts, promove um debate no âmbito da questão “Há futuro para a esquerda na Europa?”, partindo da opinião de políticos e académicos internacionais. No encontro, Portugal vai estar representado com o intuito de estudar o exemplo do país e da sua ‘geringonça’.
António Costa Pinto, cientista político, foi convidado a participar no simpósio da universidade norte-americana, informa esta segunda-feira o “Diário de Notícias”. À margem do crescente impacto dos populismos de extrema-direita nos países europeus, Portugal desperta a curiosidade internacional pelo funcionamento do atual governo socialista suportado pelo PCP e pelo BE.

domingo, 5 de março de 2017

VIAGEM PELO MONDEGO...

                                          (Ver em modo ecrã inteiro por favor)
Como amanhã não vai chover, venham comigo fazer a viagem pelo Rio Mondego, desde a nascente até à Foz, que banha e dá de beber à nossa Figueira! ESPERO QUE GOSTEM.

sábado, 4 de março de 2017

BOM FIM DE SEMANA...


Com o chapéu modelo para o verão 2017, e calem-se porque até junho ninguém o poderá usar!

sexta-feira, 3 de março de 2017

EU, OS GRELOS E AS BATATAS...


Ontem tinham os grelos a sorrirem para mim, deitei-as na terra quentinha, elas agradeceram e eu voltei para casa com o espírito de missão cumprida, mas todo partido e mais partido estou hoje, porque o S. Pedro esqueceu-se de me avisar e eu não lhes deixei coletes de salvação, nem tão pouco lhes perguntei se sabiam nadar, sei que estão debaixo de água a pedir socorro, não sei se irão sobreviver, nem os mergulhadores da Marinha estão preparados para este tipo de salvamento, por conseguinte, resta-me esperar com a esperança de voltar a vê-las sorrirem para mim depois da tempestade!



E comê-las com saúde e prazer, (as minhas batatas).

quarta-feira, 1 de março de 2017

DA FIGUEIRA PARA METANGULA...


Para visitarmos o CHAMBO!
O "Chambo" é uma embarcação adquirida pelo governo moçambicano para viabilizar o transporte de pessoas e mercadorias entre as comunidades do Lago Niassa Moçambique e Mangochi, Malawi.
A gestão daquela embarcação com capacidade de transportar 100 passageiros sentados e duas viaturas, foi entregue à gestão de um consórcio constituído pela Emocil e Malawi Shipping Company, sendo o contrato de cedência dos direitos de exploração, sido assinado pelo governador do Niassa, David Malizane e pelo diretor executivo daquela companhia moçambicana-malawiana, José Dinis da Silva.
O "Chambo" nome pelo qual foi batizado aquele barco, foi construído em Portugal e montado em Malawi, e é, igualmente, nome de um peixe que abunda nas águas lacustres do Lago Niassa, é o mais consumido entre as comunidades da zona costeira do distrito do Lago.
Este barco circula entre as zonas de Meponda, passando por Meluluca, até Cobwé, enquanto nas suas operações para fora de Moçambique, abrange as áreas de Mangochi e as ilhas de Licoma e Kizumulu, no Malawi.
Espero que tenham gostado da nossa viagem, afinal são terras, tão bem por nós conhecidas.