segunda-feira, 18 de junho de 2012

NOITES DE FESTA NA FIGUEIRA!

                                              ENTRADA NA FIGUEIRA 1ª ROTUNDA
                                              CASTELO SILVA GUIMARÃES
                                             TASQUINHA DA FREGUESIA DE SÃO PEDRO
                                             EMENTA DE DOMINGO DIA 17 SÃO PEDRO
                                          TRANSPORTE RURAL REPRESENTADO
                                      RANCHO INFANTIL, ROSAS DE MAIO SANTANA
                                          NÚCLEO JOVEM DA COVA-GALA
                                                      MARIANA IMAGINÁRIO
Dia 17 de junho, domingo na Praça da Europa, Figueira da Foz e inserido nas festas da cidade, inclui o que há de melhor da gastronomia portuguesa, aqui representada pelas freguesias do concelho da Figueira, como não podia deixar de ser, lá estive a puxar a brasa à minha sardinha, pois na parte musical, com a apresentação do nosso conhecidíssimo figueirense jornalista, apresentador e administrador do blog, (Marcha do vapor) Rogério Neves, subiram ao palco o Núcleo jovem da Cova-Gala, tendo como ensaiadora e Diretora, (Aldina Matias), assim como as duas artistas Covagalenses: Mariana Imaginário, finalista no programa da TVI (Uma canção para ti) e a grande cantora, também conterrânia: Sónia Pinto. Também abrilhantaram a noite, a Filarmónica Santanense, que em homenagem à nossa seleção, tocaram a terminar a sua atuação o Hino Nacional, também o rancho infantil Rosas de maio de Santana, alegraram os espetadores com seus coloridos, por último, atuação Imperial Neptuna Académica  da Figueira da Foz.
As festas irão continuar com o seguinte programa:
A Feira das Freguesias, que decorre de hoje (dia 15) a 22 de Junho, na Praça da Europa, abre o programa das festas de S. João e da cidade da Figueira da Foz, o qual terminará com a Festa da Sardinha, no Coliseu Figueirense, de 28 a 30 de Junho.
Na apresentação dos festejos, o presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, referiu que, “pese embora os sacrifícios e os dias particularmente difíceis, mantém-se o mesmo modelo de anos anteriores, para não defraudar expectativas e manter a dignidade das festas”.
As festas, dinamizadas pela empresa municipal Figueira Grande Turismo, têm um orçamento de 105 000 euros, menos 35 000 que em 2011.
O primeiro destaque vai para as 18 freguesias do concelho, representadas na Feira através da gastronomia, mas também da animação de cariz popular durante todas as noites, através dos grupos de cada freguesia.
A Feira das Freguesias abre hoje (dia 15), pelas 19h00, com a animação desta primeira noite a pertencer à Sociedade Musical e Recreativa de Alqueidão (21h00), ao Rancho Folclórico Bago d'Ouro do Carvalhal, das Alhadas (21h55), ao grupo de dança “A Voz das Estrelas”, também das Alhadas (22h35), e à Orquestra Ligeira da Associação CRD Gândara, de Moinhos da Gândara (23h15).
No sábado (dia 16), a partir das 21h00, actuarão a Sociedade Artística e Musical Carvalhense, a Sociedade Filarmónica Paionense, o Rancho das Cantarinhas de Buarcos e o grupo de dança “Black and White Star's”.
No domingo (dia 17), a noite na Feira das Freguesias será animada pela Sociedade Musical Santanense, pelo Rancho Rosas de Maio (infantil), pelo Núcleo Jovem Cova-Gala e pela Imperial Neptuna Académica.
O ponto alto das festividades é, sem dúvida, a noite de S. João (sábado, dia 23), com a Figueira da Foz a acolher milhares de pessoas. Na avenida de 25 de Abril desfilarão as marchas de grupos de Tavarede, Lavos, Paião, Bom Sucesso, Marinha das Ondas e Quiaios, acompanhadas pela Imperial Neptuna Académica e a Bruna Tuna Universitária, num total de 425 participantes.
O desfile terminará com o habitual espectáculo piro-musical, que durante 10 minutos vai colorir a noite, junto à praia, como o arraial popular a decorrer na Rua de São Lourenço, ao som do grupo TVE.
Entre a 01h00 e o amanhecer haverá animação no areal, com o dj Eduardo Patrão, e o habitual Banho Santo, que este ano é a dobrar, pois também irá realizar-se em Buarcos, uma organização da Junta de Freguesia local.
No dia 24 (domingo) a manhã será reservada para as cerimónias oficiais do Dia da Cidade, enquanto o programa religioso inicia-se às 16h00 com a missa solene, seguida da procissão e da Bênção de Mar, junto à Doca de Recreio. À noite, pelas 22h00, realiza-se o segundo desfile das Marchas Populares, no Coliseu Figueirense.
A Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense, organizada pela Malta do Viso, à qual anualmente afluem aproximadamente 5 000 pessoas, decorrerá de 28 a dia 20, com o menu tradicional - sardinha assada, broa e caldo verde – e animação musical.


6 comentários:

  1. Aqui se prova que na diferença é que está a virtude, eu fujo das festas como o diabo da cruz, desde o inicio do Mês que decorrem as festas de Oeiras, e nem perto do local (Jardim Municipal) passo, ao invés tu vais a todas, e não tenho duvidas que tu é que está certo, mas eu nem rebocado lá vou, a coisa está tão «preta» que quando se realizam as festas aqui em Porto Salvo fujo para a terra, e no último ano o barulho foi a mais de mil metros em linha recta, e mesmo assim tive de «fugir».
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite.
    Eu cheguei atrasada para festa na Figueira Minha.
    Antonio postei o poema cá no meu blog.
    Vim avisar e desejar uma linda e feliz semana beijos cá do Brasil.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  3. Noites de festa em tua figueira
    E muita luz, para toda ela iluminar
    Apanhar os figos maduros dela
    E junto dela os saborear!

    Festa, toda a noite sem parar
    Até de madrugado quando o sol nascer
    Figueira da Foz, à beira do mar
    De braços abertos para todos receber!

    Desejo um bom dia para ti, e muita farra,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  4. Cheguei atrasada António!
    Tanto que eu gosto do bailarico e da sardinha assada...ai a sardinha...já só vejo as espinhas!


    Um forte abraço
    Sónia

    ResponderEliminar
  5. Porquê só as espinhas Amiga? Os nossos exportadores ainda estão no ativo!
    Um grande grande abraço, com cheirinho a sardinha fresca.

    ResponderEliminar
  6. Olá António

    Que pena estar em recuperação e não poder deslocar-me nestes tempos mais próximos à Figueira.

    S. Julião é o nosso santo padroeiro mas o dia de S. João é o dia da nossa cidade, a noite e o dia sempre em grande com arrais e festarolas a cada esquina.

    Se for possível coloca mais fotos das festas para recordar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar