quinta-feira, 21 de junho de 2012

ESTÁ CHEGANDO SÃO JOÃO!


Está chegando a grande festa
A festa de São João
É a maior festa da terra
Ninguém pode dizer que não
Nas vésperas chega o fogo
Toda a noite a rebentar
Chega também a filarmónica
Toda a gente vai dançar
Da capela para a igreja
Vai Santo António a se juntar
Cada um no seu andor
Cada um em seu altar
Essa noite é de alegria
e não vos digo mais nada
Logo ao romper da manhã
a música toca a alvorada
Há baile toda a noite
no nosso Largo das Eiras
Essa noite tudo dança
Tanto casadas como solteiras
Á noite lê-se a fama
Como é nossa tradição
Todos querem ouvir versos
na noite de São João
Esta festa de São João
Estamos todos a esperar
É a melhor festa da Terra
Disso nos podemos orgulhar
             (Ilídio Gonçalves Clemente)

4 comentários:

  1. Não sei bem porquê, mas o Santo António é mais o meu género, gosto do cheiro do manjerico e não será por ser casamenteiro, porque só o fiz uma vez e de certeza que não vou repetir, talvez por o São João ser festejado mais á bruta, levar com alhos porros na tola não deve ser muito agradável.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  2. Aqui ao lado, na vizinha Vila do Conde, também vai haver festa rija, mas não me devem apanhar lá. Estou um bocado como o Virgílio, prefiro o sossego.
    Bom S.João para aqueles que gostam!

    ResponderEliminar
  3. A mim, estes três Santos me dizem algo de bom!
    Santo António, o meu Santo preferido, porque nasci em frente da sua capelinha, na minha aldeia.
    S. João, nunca falhei a esta festa, excepto quando andei pela África, pelo divertimento, pelo fogo de artifício e porque na minha Figueira levamos umas meigas marteladinhas de moças jovens que é uma delícia.
    O São Pedro, dia do meu casamento, maravilhoso que nunca irei esquecer e já lá vão 44 aninhos.
    Boas razões para me divertir e comemorar, enquanto o corpo deixar.
    O meu abraço

    ResponderEliminar
  4. Está chegando o São João
    Neste que era nossa Portugal
    Governado pela Tróika sem razão
    Era só o que nos faltava afinal!

    Lá no Porto de martelo na mão
    Tradição e brincadeira
    Tróka, ser exploradora organização
    Que pode por em causa a soberania de um país representado por sua bandeira.

    Muita farra pois então
    E também muita alegria
    Viva Portugal campeão
    Com esperança de um novo dia!

    Bom fim de semana para ti
    Por agora mais verdades não vou dizer
    Há muito tempo percebi
    Por isso o estou a escrever!

    Um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar