quarta-feira, 13 de junho de 2012

JÁ TIVERAM INÍCIO, AS FESTAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS!

 Já começaram as festas, mas este ano com menos fogo, quanto a mim corretíssimo, porque considero: Queimar dinheiro. Sto António casamenteiro, realizou os seus casamentos tradicionais, alguns comemorando  as bodas de ouro, as sardinhas, bem mais caras não faltaram para animar as festas, as marchas que coloriram Lisboa, embora com alguma polémica à mistura, cumpriram a tradição.
A seguir virá S.João, trazendo consigo os arraiais, as músicas, os bailes em cada esquina e já depois da meia noite o banho Santo, que servirá de encerramento festivo e refresco de algumas mentes mais efervescentes.

Por fim virá São Pedro, padroeiro dos pescadores, para a reinação, as músicas continuarão a animar os bailaricos até de madrugada, nós (povo português) somos assim: "pobretes mas alegretes"...

5 comentários:

  1. Em 1979, passei todo o mês de junho em Portugal e sei bem como são comemoradas essas deliciosas festas tradicionais. No dia 13 estava em Lisboa e adorei comer sardinha na brasa, na subida ao Castelo de São Jorge...No dia 23 estava no Porto e foi muito animado circular a cidade, junto à multidão...Depois, o grupo (com o qual eu estava)foi a um Club, para dançar...Bom demais!
    Viva Santo Antônio, São João e São Pedro!!!

    Obrigada,Antônio Querido, pela postagem. foi bom recoradar...
    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  2. Estou a perder gás, este ano nem fui passar pelos Bairros mais tipicos da Capital para tirar umas fotos dos arranjos nas ruas, apenas passei pela Bica e Bairro Alto á dois dias, mas estava tão fraca a decoração que não justificava que mostrasse as fotos.
    Para a semana vou ver se vou até Alfama e Castelo, ver se ainda á decoração, para tirar umas fotos.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  3. Tristezas não pagam dívidas, António!
    Bem que eu ia para o bailarico a meter o pezinho na dança!

    Um grande abraço
    Sónia

    ResponderEliminar
  4. A sardinha acabou
    As marchas desfilaram
    Toda a gente dançou
    E os noivos se casaram!

    Santo António, presente
    Em seus pensamentos
    Onde quer que esteja contente
    Pela continuação dos casamentos!

    Boa quinta-feira,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  5. Cá no meu bairro somos os últimos a entrar na festa. Pertencemos à equipa do S,Pedro, o que vai ao mar buscar as sardinhas para as romarias dos seus irmãos António e João.
    Mas como dizem que os últimos é que riem melhor... estamos na maior!

    ResponderEliminar