quinta-feira, 12 de abril de 2012

NOVO RSI


Novo RSI implica obrigações para todo o agregado familiar

A atribuição do Rendimento Social de Inserção (RSI) vai passar pela assinatura de um contrato anual, com obrigações que envolvem todos os membros do agregado familiar beneficiário, indicou hoje o ministro da Solidariedade e Segurança Social.

"Sendo a prestação do RSI uma prestação a um agregado familiar, o contrato deve incluir também obrigações e responsabilidades para todos os membros do agregado familiar", indicou o governante na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros.
As alterações hoje introduzidas ao RSI levam o Governo a estimar que cerca de 60 mil beneficiários do subsídio que têm idade e capacidade ativa para o trabalho passarão a estar inscritos nos centros de emprego.
"Não faz sentido que estes beneficiários não estejam inscritos nos centros de emprego, que é quem promove a inserção profissional quer a formação profissional", sustentou Pedro Mota Soares.
O futuro regime do RSI passa a atribuir, para além dos direitos inerentes à prestação, também "deveres", consagrados num contrato anual de inserção que passa a ser assinado entre o Estado e os beneficiários.
Saúde ou a escolaridade dos filhos, deveres de procura ativa de trabalho, prestação de trabalho socialmente necessário ou atividades úteis à comunidade passam a estar incluídas nos deveres a que o agregado familiar beneficiário vai passar a estar sujeito.
O contrato de inserção terá uma duração de 12 meses. "Se no fim deste prazo, o beneficiário quiser continuar a auferir desta prestação, tem de apresentar um novo requerimento, tem de apresentar novamente os seus rendimentos e tem de fazer um novo contrato de inserção, mais adequado à sua realidade", explicou hoje Mota Soares.
"Entre 2005 e 2011, o tempo médio de permanência no RSI passou de 15 meses para 32 meses", segundo o ministro, razão pela qual o caráter transitório do novo regime é acentuado.
Paralelamente às alterações no RSI, o Governo anunciou que vai ser desenvolvido um "conjunto de protocolos" com autarquias locais e juntas de freguesia para o desenvolvimento de "atividades úteis às comunidades".
"Estas atividades promovem a integração social e laboral dos beneficiários, promovem o estabelecimento de hábitos de trabalho e servem para ajudar muitas comunidades que precisam de intervenções locais", justificou Mota Soares.
TAGS:Mota,
foto JOSÉ CARLOS PRATAS/GLOBAL IMAGENS
Novo RSI implica obrigações para todo o agregado familiar

5 comentários:

  1. Eu nunca percebi porque é que cigano também tem direito a RSI!
    Se eles não pagam qualquer tipo de imposto, como é possível terem direito a isso?

    ResponderEliminar
  2. Pois, boa pergunta Carlos, já somos 2 a não perceber!
    O meu abraço

    ResponderEliminar
  3. Existe muita coisa que não dá para entender!!! E assim vai Portugal, cada vez se afunda mais...
    Vamos ver como se sai disto...
    O meu abraço António!

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que se faça para que o dinheiro dos nossos impostos sejam dados com parcimónia aos mais necessitados é bem vindo, e que estes que recebem dêm algo em troca, desde que tenham idade e saúde, apoiado.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  5. Eles falam, nada dizem
    Só sabem mais embaralhar
    Aqueles que nada fazerem
    São os que mais sabem protestar!

    Os ciganos são gente
    Deles têm muito medo
    Quando a coisa está quente
    O cigano não fica quedo!

    Lei para aqui
    Lei para acolá
    Coisa assim nunca vi
    Porque sinceridade não há!

    ResponderEliminar