sexta-feira, 20 de abril de 2012

COMBUSTÍVEIS EM DESCIDA LENTA


Combustíveis

Gasolina deverá descer mais dois cêntimos na próxima semana

20.04.2012 - 14:32 Por Lusa
<p>Consumo de gasolinas registou uma redução global de 9,2%</p>
Consumo de gasolinas registou uma redução global de 9,2%
 (Foto: Fernando Veludo/Nfactos)
O preço da gasolina deve descer a partir de segunda-feira, pela segunda semana consecutiva, enquanto o preço do gasóleo deve manter-se, reflectindo as cotações média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.
A queda nas cotações da gasolina permite antecipar uma descida dos preços deste combustível na próxima semana, sendo expectável uma descida de cerca de dois cêntimos, a terceira desde o início do ano, disse à Lusa uma fonte do sector.

O preço médio do gasóleo actualmente é de 1,463 euros/litro, enquanto a gasolina custa em média 1,725 euros por litro, segundo a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Segundo a mesma fonte, a escalada dos preços tem conduzido à queda no consumo, que em Janeiro registou uma redução de 6,7% em relação ao período homólogo, atingindo o valor mais baixo de, pelo menos, os últimos dois anos.

O consumo de gasolinas registou uma redução global de 9,2%, em grande parte devido à gasolina sem chumbo 98 (a menos comercializada) com uma redução de 23,7%, enquanto que na gasolina sem chumbo 95 a redução foi de 7,7%. Já os gasóleos apresentaram uma tendência de redução global de 6,9%, onde o gasóleo rodoviário teve uma redução de 6%.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) considerou que os elevados preços do petróleo não podem ser explicados pelas leis da oferta e da procura, atribuindo-os a “factores geopolíticos”, “percepção de escassez” e à “actividade especulativa”, no seu relatório mensal.

1 comentário:

  1. Baixa preço, preço sobe
    A mesma merda continua
    Quem mais sofre é o pobre
    Cada vez mais abandonados na rua!

    ResponderEliminar