quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 DE ABRIL

Foto in Sérgio Lavos no SAPO

O que vai Portugal comemorar?

 (...) irá comemorar-se o dia 25 de Abril, ano da fundação da Liberdade e da Democracia pluralista em Portugal, mas com a particularidade de aquela Liberdade não encontrar par nas demais liberdades - económicas, sociais e de realização pessoal e profissional pela maior parte dos portugueses que hoje são obrigados a emigrar, porque no seu país as autoridades não conseguem criar condições para os fixar, e até os convidam a sair, num gesto de excepcionalidade governativa que espelha, no fundo, o reconhecimento da impotência de conseguir saber fazer melhor.”

6 comentários:

  1. Oie meu amigo; essa liberdade será que poderíamos chamar liberdade? Creio que o mínimo sobre essa palavra seria o ir e vir mediante seus anseios, condições de trabalho, etc.
    Belo post! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Para quem como nós viveu a noite obscurantista de Salazar e Caetano, as guerras Coloniais, a fome, sem acesso á Saúde e Educação, etc. etc. apesar do que estamos a passar actualmente, da ladroagem que se instalou no poder de armas e bagagens, e como dizes e bem, sem prespectivas de futuro, apesar de tudo ainda digo: Viva o 25 de Abril.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  3. O 25 de Abril mataram
    Na Figueira da Foz, o cravo murchou
    Algumas vozes falaram
    O poder político não gostou!

    Os democratas de meia tigela
    Sabem lá o que foi sofrer
    Comem todos na mesma gamela
    E o povo de fome anda a morrer!

    Viva o 25 de Abril e a liberdade
    Abaixo os ditadores
    É preciso termos habilidade
    Para afastar do poder os traidores!

    Viva a liberdade e a gente também,
    Discursa à vontade e porta-te bem!

    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo

    E chegámos a este estado caótico, de miséria, de descrença, de desespero e desesperança.

    O 25 de Abril há-de ser sempre a data em que conquistámos a Liberdade, apesar de tudo o que se lhe seguiu e da situação em que nos encontramos.

    A imagem escolhida está óptima, bem de acordo com a realidade actual.

    Um beijo amigo

    ResponderEliminar
  5. Pois é amigo, os sonhos de um país mais igualitário murcharam tal qual a sua flor.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Amigo Virgilio (se me permete de o tratar assim).Nao estou de acordo que no tempo de Salazar nao havia accesso à cultura.Nao esqueçamos que foi Ele que tornou a escola obrigatoria.Quanto a democracia é discutavel: cada ser humano a prende à sua maneira.Nao vou longe,fico por aqui a ouvir Sarko e Hollande,estes pulhas denigravam Marine e agora estao prontos a lhe passarem a lingua na (C...) para recuperarem os votos.
    Para mim existem 3 prioridaes: Saude - Trabalho -Educaçao.Qualquer governo que nao pode satisfazer estas, nao se pode considerar democràtico.
    Nao esqueçamos que somos um Povo soberbo e egoista e que faz fronteiras entre niveis da hérarchie.Exemplo: um filho de puta que vem de pata descalça,quando tem uns sapatos de vernis jà se considera um tipo culto e despreza a classe de onde veio.
    Um abraço a todos e desculpem se sou vulgar,
    Filipe

    ResponderEliminar