quarta-feira, 24 de julho de 2013

ELES...NÃO LERAM BONS LIVROS!



Durante a minha vida, me foram ensinadas verdades que nunca esqueci!

O homem não é só o corpo que nós vemos e sentimos; é também a alma, o espírito que o anima, que lhe permite viver. E assim como o corpo tem a faculdade de se movimentar, de falar, de ouvir, de ver, etc.,assim o espírito tem a faculdade de pensar e de querer. Da mesma forma que o corpo, para usar das suas faculdades, precisa de ser ensinado e educado, também o espírito necessita adestrar o pensamento e a vontade. O homem completo é aquele que procura desenvolver harmoniosamente as faculdades do corpo e do espírito.

                                                                      __________________

A inteligência desenvolve-se pelo estudo , pela leitura de bons livros , pelos exercícios intelectuais . Mas, se um bom livro é um excelente auxiliar do desenvolvimento da inteligência, um livro mau ( são maus os livros que contrariam a moral, a ordem, os sentimentos nobres, o patriotismo, etc.), além de não contribuir para o aperfeiçoamento da inteligência, empobrece-a fazendo-a raciocinar erradamente.

2 comentários:

  1. Erradamente, acontece
    O que não deveria acontecer
    Do passado nunca se esquece
    Quero ver a economia a crescer
    Juro por minha honra
    Cumprir com lealdade
    Depois da pouca vergonha
    Não acredito na sinceridade
    Oxalá enganado esteja
    Que veja a prosperidade
    É isso que toda a gente deseja.

    Boa noite para ti amigo António.

    ResponderEliminar
  2. Se pudéssemos reparar o país como reparaste o teu computas seria uma alegria. E já podíamos mandar estes dois para a reciclagem que é o que eles mereciam.

    ResponderEliminar