terça-feira, 23 de julho de 2013

DEVAGAR, QUE TEMOS PRESSA...

Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  Chamem-me o que quiserem
Pág. 1 de 20 
Ver 10, 20, 50 resultados por pág.

Devagar, que temos pressa

Henrique Monteiro
8:00 Terça feira, 23 de julho de 2013

Havia uma frase antiga - e as coisas antigas têm por vezes a vantagem da sabedoria - que rezava assim: "Devagar que tenho pressa". Eu penso que este conselho deve ser dado a Passos Coelho. A pressa é má conselheira, convém mesmo que ele pense bem no que vai fazer. 
Digo isto porque se a ideia do primeiro-ministro é aquela que referiu na semana passada - ou seja a continuação da política, estilo e forma de governar destes dois primeiros anos - não dou muito tempo até haver uma nova crise política.
Porém, se a ideia é aquela que referiu, ainda que muito por alto, ontem em Vila de Rei, ainda pode ter uma hipótese. Ou seja, se o primeiro-ministro arrepiar caminho e passar a dialogar com o PS e os parceiros sociais; se conseguir animar a Economia; se baixar o IVA na restauração e começar a baixar o IRC; se conseguir que Portas faça simultaneamente a reforma do Estado e a coordenação da Economia e Finanças; se, enfim, conseguir negociar com a troika algumas vantagens, nomeadamente a possibilidade de derrapagem do défice e, sobretudo, se mantiver a unidade no Governo, pode ser que aguente.
Só que... há duas objeções: uma, é que ninguém sabe muito bem que caminho é esse e como se percorre essa estrada. Ou seja, toda a gente quer crescimento, ânimo na economia e baixa de impostos, mas ainda não ouvi ninguém dizer como se faz.
Depois, não há nada mais imutável do que a natureza humana. E Passos, até hoje, nunca mostrou a humildade suficiente para reconhecer um erro sequer. Daí que duvide muito da possibilidade da redenção do chefe do Governo.
Por isso, ele deve pensar bem. Que faça o que se chamava uma introspeção. Sente-se capaz de mudar? Se sim, que escolha bem; se não, pode crer que não aguenta. 



2 comentários:

  1. Tal como o autor do texto, também eu não acredito no Passos Coelho nem um pouco, o homem é vidrado na Merkel e nas medidas por ela propostas e não se vai desviar um milímetro, a não ser que Paulo Portas lhe faça frente, o que também não acredito, pois sai bastante enfraquecido destes tristes episódios que foi protagonistas nos últimos tempos.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar
  2. Devagar que temos pressa
    Na caxomola do Coelho
    Ideia que não encaixa
    De ninguém aceita conselho.

    O bicho não tem vagar
    Porque tudo quer comer
    Vai agora remodelar
    O paizinho disse para fazer.

    Depois da confusão
    Vem a brincadeira
    Pura especulação
    Só mudam de cadeira.

    Da tragédia continuação
    Para mais não tem inteligência
    Teimosa aberração
    Com o apoio da presidência!

    Boa tarde para ti amigo António.
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar