terça-feira, 18 de junho de 2013

O GATO E O RATO...

Imagem intercalada 1

( Fábula Maconde-Moçambique)



Um gato e um rato tornaram-se amigos. Um dia combinaram fazer uma viagem ao Tanganica. O gato perguntou: O rio está cheio: onde passaremos? O rato respondeu:- Não faz mal, faremos um barco. O gato anuiu:- Está bem, façamo-lo. Colheram uma grande raiz de mandioca e construíram um barco, puseram-no na água e embarcaram. Comida, nenhuma. Quando escureceu,tiveram fome. O gato perguntou:- Que comeremos amigo? O rato respondeu:- Não te apoquentes amigo, comeremos mesmo este nosso barco.
E começaram a comer o barco. O gato provou, mas não lhe soube bem. O rato, porém, roeu, roeu, até que o barco abriu água e se afundou. Nadaram. O rato nadava bem; mas o gato mal e, por isso, envergonhado. Por sorte chegou ao lado de lá. O rato estava gordo e o gato enfraquecido, com fome, o gato falou assim:- Não aguento mais, quero comer-te. O rato, então disse:- Está bem, amigo: mas estou sujo, espera primeiro que eu me lave.
Foi. O gato ficou de espreita atrás de uma árvore para o poder apanhar no regresso; mas o rato não voltou mais. O gato ainda hoje espera por ele.

2 comentários: