quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FUTURO PROMISSOR PARA JOVENS...

AGRICULTURA BIOLÓGICA
Criação de novas empresas agrícolas, será uma saída para a empregabilidade jovem, fazer hortas em vasos nas varandas das habitações, não resolve qualquer problema, pelo contrário... Cria fungos e humidades na habitação; Cultivar pequenos terrenos próximos, ou até rotundas! Vejamos o exemplo de Pombal, tem nas suas rotundas oliveiras a dar azeite de boa qualidade, também videiras bem cuidadas a dar bom vinho, que tal se todas as cidades do país começassem a fazer o mesmo, vejo terrenos bem próximos de onde moro, prontos a serem cultivados, ninguém pergunta de quem são e se alguém se arrisca a cultivar, são assaltados, é uma questão de cultura de mentalidades que deviam ser alteradas, espero que a curto prazo.

7 comentários:

  1. É ( e sempre foi) a natureza que nos dá alimento...difícil é alterar as mentalidades, a curto ou a longo prazo!

    António, ao olhar para a menina que tão bem rega, imaginei-a aqui a regar com este friooooo!! Até tive pena dela! :)

    O meu abraço
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Com tanta terra abandonada
    Para que fazer hortas em vasos
    A moça está quase pelada
    Para aquecer precisa de abraços!

    Não a deixeis e frio morrer
    Dá para ela uma poupinha
    Não a deixeis arrefecer
    Faz-lhe no sítio certo uma festinha!

    Que a tua melhor não sonhe
    Para não ficares de castigo
    Escolho um lugar mais longe
    Para saíres pela portam, e não pelo postigo!

    Está frio meu amigo
    Embrulha numa manta a cachopa
    De esconde num quente abrigo
    Para te livrares da chocha?

    Boa quinta-feira para ti, amigo António e abraça bem a moça.




    ResponderEliminar
  3. Entendo tudo isto excelente.O pior é que ninguem tem vontade de trabalhar.Uma planta nasce e cresce,e atribui-se a existência da planta à existência da semente.Ora,a planta nasce porque existe o solo,a água,atemperatura,a semente,e dentro desta a força germinadora,misteriosa,inexplicavele enexplicada,visto que a divisão de células não tem explicação natural que não seja a substituição de factos por palavras e entra em contradição com a criação dos humanos.Quando nasce um pinto,atribui-se todo o mérito ao ovo,quando muito á galinha e nem se quer a maior parte das vezes ao galo.Por tudo isto,tudo seria fácil se as pessoas se dedicassem como faz a menina com a mangueira na mão e olhem que para se saber, não seria necessário ir aprender para a universidade.
    Laranjeira

    ResponderEliminar
  4. Com uma lavradeira dessas até eu queria ser lavrador!
    Mas no que se refere ao tamanho da fotografia passaste do 80 para o 8. Esta agora é pequena demais, nem consigo ver as curvas da catraia!

    ResponderEliminar
  5. Acreditas mesmo que a Juventude vai para a agricultura? bem sei que hoje com as máquinas que existem para fazer quase todo o trabalho, a coisa está facilitada, mas não estou a ver o regresso das Cidades ás Aldeias, então e as noitadas? nas Aldeias foi chão que deu uvas, a Rapaziada andou a estudar para ser doutor ou engenhero vão agora sujar as mãos? não acredito, quando os da nossa geração abalarem todos, mais terras ficarão ao abandono.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  6. O melhor Manchambeiro d7 de dezembro de 2012 às 12:34

    Claro,claro, cavar so a frente da policia.
    A maioria da junventude pensa que os frutos e legumes sao criados nos super mercados.
    Agora para a malta da nossa época; o que é que o burro tem em comum com a vinha ? O burro também tem cava !
    Conhecem a das 2 senhoras que andavan a passear os yorkshares "toys"? Elas elogiavam todas as boas qualidades e predicados que o humano nao tem.Nisto uma diz;so lhes falta a palavra: responde a outra prontamente,Deus sabe o que faz!
    Bom fim de semana e quem "toucher ce soir le Euromillions me paga a viagem ao Cobué. Um abraço cà do mangas,
    Filipe

    ResponderEliminar
  7. Fazer machamba na varanda? Por que não? Eu próprio já fiz essa experiência, há mais de quarenta (40) anos, com óptimos resultados. Mas... em todas as varandas? Claro que não. Algumas têm boas condições para nelas se produzir quantidade e variedade; outras não. Portanto, quem gostar e quiser cultivar várias espécies tem vários locais para o fazer, como no páteo, nas traseiras do predio, nos baldios, etc. Por exemplo, o "produto" que se vê agarrado à mangueira dá-se bem é num quarto...

    ResponderEliminar