sexta-feira, 27 de julho de 2012

OLHÓ «PALHINHAS»!

                                                   DEUS JÁ NOS TOPA À DISTÂNCIA


Nas "Citações e pensamentos "de Eça de Queirós pode ler-se" Diz-se geralmente que, em Portugal, o público tem ideia de que o Governo deve fazer tudo, pensar em tudo, iniciar tudo: Tira-se daqui a conclusão que somos um povo sem poderes iniciadores, bons para ser tutelados, indignos de uma larga liberdade, e inaptos para a independência. A nossa pobreza relativa é atribuída a este hábito político e social de depender para tudo do Governo, e de volver constantemente as mãos e os olhos para ele como para uma Providência sempre presente".
 Isto até nos faz lembrar que a populaça, de facto, gosta sempre muito daqueles que ganham...Vota neles, mas quando as coisas correm para o torto, "não senhor, eu até nem votei nesses tipos!..."Mas, lá no fundo, o que há-de fazer?" A política é lá para esses gajos". "Isto foi sempre assim"...Pois é...às vezes até dá jeito ser apoiante do governo...Talvez, por isso mesmo, quando Deus criou o mundo, para que os homens fossem capazes de levar esta coisa para a frente, concedeu-lhes duas virtudes. Assim, aos ingleses fê-los persistentes e estudiosos, aos japoneses atribuiu-lhes a capacidade de trabalho e muita paciência. Aos italianos fê-los alegres e românticos, enquanto aos franceses fez deles cultos e refinados. Mas, quando chegou aos portugueses... voltou-se para o anjo secretário e disse que os portugueses iriam ser inteligentes, boas pessoas e partidários do partido do governo.
 Alto!- disse o anjo e, voltando-se para Deus, acrescentou "Senhor, deste a todos os povos duas virtudes e aos portugueses três. Isto vai dar-lhes cá uma destas vantagens... Cuidado!..."Deus refletiu e disse" Eh pá! Tens razão... mas, sabes como é, agora já é tarde, até porque as virtudes divinas não se podem tirar... por isso, os portugueses passam a ter qualquer das três, mas a mesma pessoa só pode ter direito a duas virtudes. Assim seja que:
                                           a) Português que seja do partido do governo e boa pessoa, não pode ser inteligente.
                                          b) O que é inteligente e do partido do governo, não pode ser boa pessoa.
                                     
                                          c) O que é inteligente e boa pessoa, não pode ser adepto do partido do governo.
                                                                                                                                    Palavra de Deus

4 comentários:

  1. A história está bem contada
    Mas temos a mania o que é nosso não presta
    A galinha do vizinho é sempre mais cobiçada
    Nunca estamos contentes quando pouco nos resta!

    Bom fim de semana
    um abraço
    Eduardo,

    ResponderEliminar
  2. Pois é!
    Como diz o outro - a morte tem sempre uma desculpa!

    ResponderEliminar
  3. Isto hoje está com muita areia para aminha camioneta, que furou, e estou sem roda suplente, seja como for, somos o que somos e parece já não haver remédio para o mal que nos atormenta.
    Um abraço
    Virgilio

    ResponderEliminar
  4. Olá amigo

    Não há dúvida que a 3ª virtude foi mesmo concedida a mais e a prová-lo está este caos de país, este descalabro que não nos leva a lado nenhum, ou melhor, leva-nos para o fundo (onde, segundo o meu fraco entender de política, já lá estamos...).

    A propósito do título deste post, lembro-me muito bem do "Palhinhas" que, mesmo já não habitando na Figueira, era recebido sempre em minha casa. E lembro-me (como o tempo passa) de ouvir apregoar: Olhó Palhinhas!...

    Um jornal satírico e de crítica saudável, inteligente, engraçado que não ofendia ninguém e era do agrado de todos.

    Porque será que as coisas boas sempre acabam?

    Beijinhos

    Tétis

    ResponderEliminar