sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

AS CHAVES DE S. PEDRO


                                                                           COVA-GALA


Rotunda que se situa, na entrada sul da população na freguesia de S.Pedro, com o seu mercado e ali mesmo ao lado, o melhor parque de merendas, do concelho da Figueira da Foz, tendo também a escassos metros, as bonitas praias do sul da Figueira, que são o orgulho do Sr. Presidente da junta, Carlos Simão e das suas hospitaleiras gentes, ao contrário de quem só vê o lado mau eu sinto-me orgulhoso de viver neste paraíso.

3 comentários:

  1. Munido das chaves de São Pedro?
    Está o amigo António Querido
    Vive orgulhoso, no paraíso sem medo
    Na Figueira da Foz, está protegido!

    Há, grande amigo,
    Assim mesmo é que se fala
    Qualquer dia vou ter contigo
    Tua figueira visitá-la!

    Tua terra é um encanto,
    O São Pedro te protege
    Há praia em todo o conto
    Quem lá vai,não esquece!

    Que tenhas um dia de sexta-feira muito feliz.

    ResponderEliminar
  2. O nome é que é um tanto esquisito!
    Qual o significado de Cova-Gala?

    ResponderEliminar
  3. A história da Cova-Gala, dava aqui pano para mangas, amigo Carlos, vou-te dar só um cheirinho, com a promessa que contarei no meu blog esta história mais pormenorizada, depois de vasculhar o fundo do meu baú.
    Sabias que tudo começou com os teus conterrâneos pescadores, de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, quando vinham para aqui à pesca semanas inteiras e como não tinham onde se abrigarem das tempestades de areia, cavaram uma cova nas dunas junto ao mar, daí lhe deram o nome cova, que mais tarde se estendeu para junto da foz do Mondego, surgindo o nome Gala, ainda hoje as pessoas mais antigas nos dizem: Somos descendentes dos Poveiros, mais tarde contarei com mais pormenores, incluindo datas e fotos antigas.

    ResponderEliminar