domingo, 4 de dezembro de 2011

SONHO ANTIGO

... Era um pedaço de cortiça, feio.

Mas eu vira fazer barcos tão lindos
De pedaços de cortiça como aquele!

E eu não tinha nenhum barco pra brincar
Como os outros meninos, lá na praia...

Apertei-o bem nas mãos, livres de escolhos,
Olhei-o bem nos meus olhos,
Moldei-o bem na minha alma,
Onde ardiam desejos como círios.
E as lágrimas do menino
- Mais brancas que a cor dos lírios,
Mais puras que asas de anjos-
Deram vida ao sonho antigo,
Tão antigo e sempre novo!
E aquele pedaço de cortiça, feio,
Num sonho se transformou
Em barco lindo-como eu nunca vira!-
Com asas de anjos por velas
E, por bússola, as estrelas!

E, nesse dia,
Apertei-o bem nas mãos,
Olhei-o bem nos meus olhos,
Moldei-o bem na minha alma,
- E fui com o meu barco para a praia
Brincar, como os outros meninos...
     
              MARIANO CALADO,  O Abismo e as Estrelas

1 comentário:

  1. Barquinho de cortiça, feio,
    No Rio Mondego a navegar
    Junto à Figueira vai cheio
    Por ele António Querido esperar!

    Para nele embarcar,
    Uma viagem longa fazer
    A Metangula vai atracar
    Antes do anoitecer!

    Depois segue para o Cobué,
    Onde chegará antes do sol nascer
    Onde tomará um copo de café
    Lá passará o dia sem nada para fazer!

    ResponderEliminar