terça-feira, 10 de outubro de 2017

MULHER LOURA DE BARBA RIJA...

Quem é que quer violar uma mulher com pelos?

 
uma modelo sueca aparece com as pernas por depilar numa campanha provocadora de uma marca de ténis. Na sequência dessas imagens, a modelo – conhecida pelas ações feministas constantes partilhadas na sua página de Instagram – recebe os mais diversos insultos e ameaças, incluindo a de abuso sexual. Sim, ameaças de abuso sexual por ter aparecido com pelos nas pernas. Tudo isto é perturbador, mas quando vemos as reações a essas ameaças, há um comentário que se vai repetindo e que – se tal é possível - me parece ainda mais chocante: “Mas quem é que que queria violar uma coisa destas?”.

Bom, escusado será dizer que é simplesmente inaceitável que uma pessoa receba insultos e ameaças por não se depilar. Algo que, já agora, não passa simplesmente de uma opção individual, independentemente do género com que nasceu. Mas adjetivos como “nojenta”, “horrorosa” e “porca” fazem parte do rol de agressões verbais deixadas publicamente em resposta às imagens partilhadas tanto pela marca, como pela modelo. Tudo isto é mais comum do que gostamos de acreditar, aliás, é um espelho claro de uma série de comportamentos e ideias que são perpetuadas há décadas em relação do corpo da mulher e, mais especificamente, ao tema da depilação: entre tantas outras coisas, a beleza e sensualidade feminina também depende da quantidade de pelos que deixa crescer ou não no seu corpo; ter pelos grandes, por mais que seja algo biologicamente inerente tanto a homens como mulheres, no caso delas é sinal de desleixo, pouca higiene e, diriam alguns neste comentários, perturbações graves; mulher que se preze tem a obrigação de fazer depilação, ponto final. A expectativa é esta e a mulher deve segui-la tal qual carneirinha, sem a poder questionar. Não é livre de autodeterminação no que toca à imagem do seu próprio corpo, portanto.

                                                       (Artigo de Paula Cosme Pinto)     Fonte: Expresso

2 comentários:

  1. Como que não fizessem os pêlos, parte do corpo humano. Quem pensa dessa maneira, contra a vontade de quem com eles bem se sente no seu corpo. Não entende que tudo está bem desde que esteja à vontade do dono!

    Toma lá um abraço. A moça não é nada de se deitar fora!

    ResponderEliminar
  2. Chocante. E pensar que já houve tempo em que os pelos eram sinal de sensualidade, e que as mulheres usavam lápis para sombrear o buço, para que todos os vissem bem.
    Abraço

    ResponderEliminar