sexta-feira, 11 de agosto de 2017

HOJE MANIFESTAÇÃO ANTI-TOURADAS NA FIGUEIRA DA FOZ!







Para esta sexta-feira, 11 de agosto, está marcada uma tourada na Figueira da Foz, organizada em parceria com a RTP, intitulada “53ª Grande Corrida TV”.
Em oposição à realização da tourada, um grupo de cidadãos da Figueira da Foz, lançou a iniciativa “Figueira Anti-Tourada” (link is external) e convoca uma concentração, a partir das 20 horas desta sexta-feira, na Praça da Europa (Relógio de Sol), junto à Câmara Municipal. Após a concentração, seguir-se-á uma marcha, que segundo o site Foz ao Minuto (link is external), percorrerá a cidade até às imediações do Coliseu Figueirense, ficando em protesto durante a realização do evento tauromáquico.
Segundo o “Foz ao Minuto”, o movimento “Figueirenses Anti-Tourada”, que não tem qualquer conotação partidária, defende a abolição das práticas tauromáquicas na Figueira da Foz, procurando que se torne um município "livre de touradas, como já aconteceu em Viana do Castelo". O movimento critica o facto de as touradas “usufruírem de financiamento, promoção e mediatismo, por parte de entidades públicas”. Com a ação de protesto, o movimento pretende “manifestar a sua indignação contra um ato bárbaro de tortura animal, que não encontra qualquer justificação ética e moral em pleno século XXI” e defende “uma sociedade justa, pautada pelo respeito entre todos os homens e com compaixão e respeito pelos animais e natureza”.
À agência Lusa, João Peneda do movimento “Figueirenses Anti-Tourada” afirma: "Este é um movimento civil no seu estado mais ouro, não há uma organização por detrás, não há uma força partidária. Mas queremos exercer pressão para tentar abolir as touradas, pelo menos aqui na Figueira".
"De certa forma, espero que seja um acordar para que quem vive na Figueira da Foz mostre que não está interessado em manter este tipo de práticas que são para uma minoria, porque nem são para quem cá vive. A tourada é para turistas e gente de fora e temos tanta coisa para oferecer a quem nos visita, não precisamos de touradas", salienta ainda João Peneda.

4 comentários:

  1. boas
    estou completamente de acordo com esse movimento.
    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Eu prefiro não dizer nada, fico na minha. Há espectáculos muito pior que esse e ninguém diz nada!

    ResponderEliminar
  3. Quanto a isso sou neutro,
    não deixa de ser engraçado
    agora qualquer bicho careto
    não sabe onde sentar o rabo?

    Tenhas uma boa tarde amigo António, não tua horta regando o nabo!

    ResponderEliminar
  4. É verdade o touro sofre horrível e é uma coisa mostruosa para ver, mas a tradição dos cavaleiros e os homens de forcado são grandiosos .
    abraço

    ResponderEliminar