sábado, 10 de junho de 2017

SABE DESDE QUANDO O PAÍS CELEBRA O 10 DE JUNHO?

Portugal é um dos poucos países do Mundo que dedica o seu dia nacional a uma data relacionada com a Cultura, dia apontado para a morte de Camões, e não a um facto da sua História política. A verdade é que o dia que hoje se assinala, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, teve outras designações, uma delas muito polémica e recentemente 'recuperada' pelo Cavaco Silva.

 O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é assinalado, como tal, desde 1977, depois de, durante a ditadura, com António de Oliveira Salazar, ter sido o Dia da Raça.

A primeira referência legal que declara 'Dia de Festa Nacional e de Grande Gala' o 10 de junho data de 27 de abril de 1880. É um decreto das Cortes Reais em que o rei D. Luís I acedeu a que se assinalassem os 300 anos da data apontada pelos historiadores para a morte de Luís de Camões, 10 de junho de 1580.
Após a queda da Monarquia e a implantação da República, em 1919, na primeira lista de feriados nacionais elaborada pelo Governo, não aparece ainda o 10 de Junho, mas o decreto 17.171, de 29 de agosto de 1919, consagrava-o como feriado.
Depois do golpe do 28 de maio de 1926, as celebrações passam a ter especial ênfase como Dia da Raça. Expressão usada em 2008 por Cavaco Silva e que gerou muita polémica, com o Bloco de Esquerda a criticar o Presidente da República por este usar a "pior imagética" do Estado Novo.
Ao comentar uma paralisação de camionistas, Cavaco disse: "Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas."
Apesar de já ser assinalado pelos portugueses, o Dia de Portugal surge fixado como 10 de junho num decreto-lei de 4 de janeiro de 1952.
A revolução nascida do 25 de Abril de 1974 risca a comemoração do Dia da Raça e o Dia de Camões passa a ganhar relevância - afinal, durante o Estado Novo, os meios oposicionistas utilizaram Camões como "bandeira" e símbolo.
No entanto, só em 1977, por decreto de 4 de março, foi consagrado o novo significado ao 10 de Junho como "representação do Dia de Portugal, como harmoniosa síntese da Nação Portuguesa, das comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e da emblemática figura do épico genial".
Ficava, assim, batizado o 'Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas'. A partir desse ano, 1977, as comemorações oficiais tiveram sede em várias cidades do país, do Porto a Faro, de Portalegre aos Açores.
No ano passado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estreou-se nas comemorações do 10 de Junho, que, pela primeira vez, se fizeram em Lisboa e no estrangeiro - em Paris, França.

3 comentários:

  1. Dia de Portugal,
    que nada devassa
    não há outra igual
    de Camões e da raça!

    Tenhas um bom dia amigo António, um abraço e viva a nossa raça!

    ResponderEliminar
  2. Eu não sabia.
    Obrigada pela partilha.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar