quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PARA QUE NÃO RESTEM DÚVIDAS...



E se lhe disserem que Lisboa não é a capital de Portugal? Confuso? Nós explicamos. A Blasting News publicou hoje um artigo onde diz não existir nenhum documento comprovativo de que Lisboa seja realmente a capital de Portugal, destacando que a cidade apenas é capital devido a uma estratégia comercial de há muitos anos atrás,que remonta ao reinado de Dom Afonso III.
O que é certo é que a maioria das capitais oficiais de um país possui um documento em que prova que a mesma é capital oficial… mas em Portugal isso não acontece. A razão? “O Rei D. Afonso III, no ano de 1255, mudou toda a sua corte de Coimbra para Lisboa, visto se ter tornado na maior cidade do Reino, devido à população crescente e devido à sua excelente localização que permitia óptimas condições portuárias para receber navios comerciais. Sendo um dos principais portos comerciais da Europa, permitia excelentes trocas materiais e culturais. Lisboa é, então, o centro da economia Portuguesa e um das capitais mais inspiradoras da Europa”, refere Jorge Rodrigues, técnico de turismo e autor do artigo.
Com o passar dos anos, Lisboa foi ganhando o estatuto de capital do reino, nunca tendo sido necessário um documento oficial. E tudo foi ficando encoberto… Até agora. Passados vários séculos, eis que surge esta descoberta, e a capital de Portugal que hoje conhecemos como Lisboa não é uma capital considerada oficialmente… mas sim Coimbra.
E agora? Vai continuar tudo igual porque, apesar de tudo, Lisboa é reconhecida mundialmente como a capital da República Portuguesa.

3 comentários:

  1. Também eu desconhecia essa parte da História!
    Tenho que confessar que era um tanto cábula quando estudante e fugia dos livros quanto podia. Estudar o mínimo para passar e viva o velho!

    ResponderEliminar
  2. Eu na minha primária era muito interessado em história, mas só cheguei ao D. Salazar e ao Rei Américo Tomás, depois foi sempre a estudar garotas, bailaricos e vinho verde, fui a todas,/as aulas! VIVÓVELHO.

    ResponderEliminar
  3. Mais vale tarde do que nunca,
    dizer, sempre tenho ouvido
    Coimbra, o Mondego e a Tuna
    falam português, não duvido.

    Coimbra é capital de distrito,
    que já foi capital de Portugal,
    não é invenção tua, está escrito
    mas agora Lisboa é que é a capital.

    Obrigado amigo,
    Pela lição de história
    concordo contigo
    tens boa memória!

    Um abraço.

    ResponderEliminar