quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

10 DE DEZEMBRO, DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS...


(Tirado da Associação APRE!)

No dia 10 de Dezembro de cada ano, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, visando esta “data homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos


A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.

Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.

O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz."

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal


Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem, ao aprovar a 10 de Dezembro de 1998, a Resolução da Assembleia da República n.º 69/98, publicada no Diário da República, I Série A, nº 294/98 de 22 de Dezembro, e com as alterações introduzidas pela Resolução da Assembleia da República n.º 48/2002, de 20 de Julho, a qual no seu ponto 1, institui o dia 10 de Dezembro de cada ano como Dia Nacional dos Direitos Humanos

Para celebrar este dia, foi igualmente instituído no ponto 2 da Resolução n.º 69/98, O Prémio Direitos Humanos, que em 2015 foi atribuído à Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, "pela resposta que, em tempo real, ofereceu, logo no início da atual crise dos refugiados, aos jovens sírios", e à Associação dos Deficientes das Forças Armadas, "pelo seu papel notável de 41 anos de apoio aos ex-combatentes vítimas da guerra colonial".​


4 comentários:

  1. Ou seja, Portugal reconheceu a importância dos direitos do homem 50 anos depois. O habitual.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Igualdades bem ditas,
    quem acredita se engana
    palavras tão bonitas,
    editadas num diploma!

    Tenhas amigo António,
    um bom dia das igualdades
    quem causa pandemônio
    da bagunça tem saudades!

    ResponderEliminar
  3. Para mim é mais ... o dia de receber a reforma!

    ResponderEliminar
  4. A Carta dos Direitos Humanos nunca serviu para grande coisa, nem servirá.
    Quem a escreveu e subscreveu nela não acredita. O mundo trucida os fracos
    e são os fortes que estabelecem estes princípios, fingindo preocupar-se
    com esses mesmos princípios.
    xx

    ResponderEliminar