quarta-feira, 29 de julho de 2015

O SAL E A SALICORNIA...

Hoje mais uma vez me desloquei às salinas de Lavos, a fim de comprar um saco de sal para temperar a comida!

Já de regresso, encontro a salicornia aos montes, trouxe  comigo algumas plantas que muitas vezes substituo pelo sal, para temperar saladas, prometi ao meu médico de família que fazia diminuir o meu colesterol sem medicamentos e vou conseguir com a ajuda desta maravilhosa planta.

8 comentários:

  1. Ora cá estou eu, não precisas reclamar!
    Conta-me lá o que fazes com a salicórnia, pois o meu colesterol também anda nas nuvens. E tomo o comprimidinho todos os dias.

    ResponderEliminar
  2. Entao camarada Anonimo, com a tua filo de ver a coisas; d'agora em diante nao diremos: o gajo morreu mas sim: està de serviço.
    Como é que o Antonio deixou publicar o verbo "procriar" ?
    Um abraço a todos os que estao de folga

    Manu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leonardo Strozzi ( O TRAÇA-TOLAS)30 de julho de 2015 às 13:24

      Parabéns pelo teu turismo militar camarada Anónimo.
      És um sortudo.

      Eliminar
  3. Agora deu-me na tola de deixar de comer pão, batatas, massa, pouca fruta + grelhados+ saladas e substituir o sal pela salicornia, o que é que queres amigo "Tintinaine", podia-me dar para pior! Os medicamentos começaram-me a fazer inchar e o meu oncologista disse-me para ter mais cuidado com a boca, nem foi bem pelo colesterol porque está com 200, (valor razoável), mas sou obrigado a controlar os efeitos da medicação com a alimentação e a caminhar todos os dias durante 2 horas, penso que começa a resultar, porque num mês já lá vão 2 Kg.

    Aproveito para pedir a estes anónimos, que respeitem os problemas que estou a ter com a minha saúde, moderem a linguagem e não me obriguem a alterar o modo de comentar! Eu sirvo-me do "Figueira Minha" para não deixar de ter contacto com antigos amigos e camaradas, servindo-me também de distração a fim de ajudar a passar alguns dias mais difíceis, não quero alimentar polémicas, ou linguagens de caserna! Espero que compreendam, OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  4. Só não me deste uma informação importante para quem não conhece a salicórnia. Como é que se faz? Mistura-se com a comida, come-se como salada ou basta cheirá-la e ficamos logo salgados?
    Claro que também posso ir perguntar ao Google!!!!

    ResponderEliminar
  5. A salicornia só abunda nas margens das salinas, como absorve a água salgada, tem sabor a sal, come-se crua como a alface, ou qualquer outra salada, se a puseres na comida em cru, tempera-te a comida, dispensa o sal, a pastelaria em frente da minha casa, fabrica pão temperado com ela e é ver se te avias, se não encomendas ficas a vê-lo ir, porque além de substituir o sal, dá-lhe um gosto especial.

    ResponderEliminar
  6. Quer isso dizer que tenho que ir até Aveiro para a comprar!

    ResponderEliminar
  7. Não precisas comprar, só precisas levar um saco! Eles ainda te agradecem porque estás a limpar terreno!

    ResponderEliminar