sexta-feira, 19 de junho de 2015

A EUROPA JÁ NÃO É O CENTRO DO MUNDO...

Grécia Tsipras diz que a Europa já não é o centro do mundo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse hoje na Rússia, onde se deslocou para participar num fórum económico enquanto o seu país prossegue negociações com os credores, que a Europa já não é o centro do mundo.
  

"O mundo mudou depois da crise de 2008. Na Europa temos a ilusão de que somos o umbigo do mundo, cooperando apenas com os nossos vizinhos diretos. Mas o centro do mundo mudou de lugar, há novas forças a nível político e económico. As relações internacionais adquiriram um caráter multipolar", afirmou Tsipras, durante uma intervenção no Fórum Económico de São Petersburgo (Rússia).

O primeiro-ministro helénico sublinhou ainda que "a União Europeia deve regressar aos seus princípios de solidariedade e justiça social" e que o problema grego "não é um problema grego, e sim europeu".
O chefe do Governo grego classificou a política económica de "apertar o cinto", imposta por Berlim e Bruxelas, como "um caminho que não leva a lado nenhum".
"Estamos no meio de uma tempestade, mas somos um povo que sabe lidar com o mar e a tempestade não nos assusta, nem a possibilidade de descobrir novos oceanos e chegar a portos mais seguros", salientou o líder grego sobre as pressões exercidas sobre a Grécia e o seu Governo pelos parceiros europeus.
Tsipras, que definiu o seu país como "um amigo histórico da Rússia", também abordou a crise na 
Ucrânia e as sanções adotadas pela União Europeia contra a Rússia.
"A crise na Ucrânia abriu uma ferida no coração da Europa, uma ferida de instabilidade. É um mau sinal para as relações internacionais, porque iniciou na região processos que levam à guerra, à militarização e às sanções", frisou, apelando a um fim rápido das sanções.

3 comentários:

  1. Se ele o diz é porque sabe,
    as linhas com que se coze
    a bainha que não se desabe
    antes que povo se revolte!

    Te desejo amigo um bom fim de semana, uma abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  2. Lá como cá, os políticos são uma boa merda!
    Depois de dissiparem cerca de trezentos mil milhões de euros, cospem na mão que lhe foi estendida. Se pensa que os russos, os chineses ou os indianos se vão compadecer da miséria grega, bem pode esperar sentado.
    Hoje li na imprensa escrita que a Cova do Vapor é a praia da moda e que meio mundo espera dar um saltinho até lá. Se não me engano, isso fica aí para os teus lados, por isso põ-te a pau para te não pisarem os calos.

    ResponderEliminar
  3. Bom, eu gostava de saber discutir este assunto mas na verdade penso que é demasiada areia para a minha camioneta.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar