quarta-feira, 24 de setembro de 2014

RONDA PELA QUINTA...


Com este meu brinquedo e passatempo preferido, rejuvenesço 20 anos, uma quinta não virtual do Concelho da Figueira da Foz, mas também tem bolotas!




O chuchu que substitui a batata!



Os dióspiros de comer à colher!


A malagueta para temperar variadíssimos pratos da culinária portuguesa!


A framboesa que os meus netos adoram!


Uma das minhas meninas!


E agora digam-me o nome deste arbusto? Só sei que o seu fruto custa só 10,00€ o Kg nos mercados.


O arbusto que vos mostrei acima dá esta baga dourada dentro de uma "campainha", que parece papel, em português se chama: Fisalis, ou cereja do judeu, ou ainda tomate capachinho!
Genero em latim: Physalis! São deliciosas com um travo amargo no fim: Boas para anemia, ou fazer baixar o colesterol, na Alemanha tens que dar 1 euro por 100 gramas, as folhas deste arbusto fazem um chá delicioso, dão-se muito bem nos nossos terrenos e vão rebentando sem ser necessário plantá-los.


5 comentários:

  1. Que bom que tem uma quinta. Eu tenho 52 e duas, mas só dão um único fruto. Seja verão ou inverno só dão 24 horas.
    Gostei das imagens. A sua menina, dá uma boa quantidade de filhós. E eu também adoro Framboesas. Quanto ao arbusto não faço a mínima ideia. Será que é o arbusto que dá mirtilos?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Na tua quinta tens bolotas...
    mas, não das azinheiras
    tu é que estás a fazer batotas
    essas bolotas não são verdadeiras!

    Para encontrares bolota da boa,
    terás mesmo que ir ao Alentejo
    pela ponte Vasco da Gama, não à toa
    atravessas para a outra banda o Rio Tejo.

    Tu tens uma quinta todos os dias,
    eu tenho todas as semanas e andares
    na rua
    e ainda tenho muito mais regalias
    bancos no jardim à noite à luz da Lua!

    Não vou escrever mais porque me aborrece...
    tens o chuchu e os dióspiros
    a malagueta que mais aquece
    o tempero dos belos petiscos!

    Um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  3. Bela quinta e belos frutos, sim senhor!
    O arbusto que dá frutos a 10€ o kilo deve ser physalis, embora as folhas me pareçam mais as das framboesas. Tens a certeza que não falhaste a pontaria quando apontaste a máquina?

    ResponderEliminar
  4. Se ampliarem a foto, dá para perceber que a folha da framboesa,(foto acima), é diferente!
    Os meus parabéns, acertaste no nome!
    Embora escrito em latim.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo esclarecimento. Desconhecia totalmente.
    Um abraço

    ResponderEliminar