quinta-feira, 17 de julho de 2014

MILAGRE, OU ISTO VAI MESMO MUDAR?



MP exige pena de prisão para ex-ministra da Educação

Procurador admite a suspensão da pena se a antiga governante indemnizar o Estado. Maria de Lurdes Rodrigues está acusada de ter gasto 265 mil euros para contratar irmão de um dirigente socialista.
O Ministério Público exigiu esta quinta-feira pena de prisão para a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues no processo em que está acusada de ter gasto 265 mil euros para contratar o irmão do dirigente socialista Paulo Pedroso, avança a SIC. João Pedroso foi contratado para fazer uma compilação da legislação portuguesa sobre o ensino.
O procurador admitiu que a pena poderá ser suspensa se a ministra indemnizar o Estado. A Maria de Lurdes Rodrigues é imputado um crime de prevaricação de titular de cargo político, cuja moldura penal oscila entre os dois e os oito anos de cadeia — tal como sucede com os restantes arguidos neste processo, incluindo João Pedroso.
Os factos remontam ao período entre 2005 e 2008, altura em que a então governante socialista resolveu contratar, por ajuste directo, os serviços do advogado João Pedroso, que por sua vez chamou também para o ajudar na tarefa um estagiário do seu escritório e um filólogo que havia trabalhado no Ministério da Educação.
O despacho de pronúncia dos arguidos diz que não existe nenhum registo de que Maria de Lurdes Rodrigues tenha tentado apurar se a tarefa que entregou ao grupo de trabalho podia ter sido desempenhada por pessoal do Ministério da Educação.
A acusação menciona ainda a “total ausência de fiscalização”, por parte da tutela, do cumprimento dos serviços adjudicados, realçando a afinidade político-partidária entre os arguidos, todos da esfera política do PS. 

5 comentários:

  1. Quem foi que disse que isto vai mudar? Não muda nada, para já não há dinheiro para mandar construir mais prisões. As existentes no país estão cheias. A não ser que libertem os que lá estão e o povo tome a iniciativa de prender todos os políticos corruptos, que já fizeram parte dos governos anteriores e os que, presentemente, fazem parte do actual governo, incluindo o próprio governo!

    ResponderEliminar
  2. Político não vai para a cadeia nunca. Eles têm dinheiro e amigos para os safarem de qualquer enrascada. Pelo menos assim tem sido até agora.
    Será que algum dia vai mudar?

    ResponderEliminar
  3. Milagre? Milagre seria ela ir para a cadeia. Assim pode pagar e ficar livre. Justiça da treta. Nunca nenhum político português irá para a a cadeia. As leis são feitas por eles.

    ResponderEliminar
  4. As leis são feitas por eles, está tudo dito! Todos os políticos devem favores a um amigo da mesma cor! Quem se vai lixando é quem tem vergonha e não escolheu uma carreira política.

    ResponderEliminar
  5. Será que vai mudar? Ou é só porque a ministra é de outro partido?
    Porque em Portugal é assim. Se o PSD puder enquadrar algum ex-ministro do PS, não deixará de o fazer, como o PS, não deixará de punir algum ex-ministro do PSD, se tiver provas para isso. O problema é que na maioria das vezes as provas são destruídas cada vez que o governo muda.
    Um abraço

    ResponderEliminar