quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O FIGUEIRENSE

O Figueirense   

Edição Semanal n.º 5743
11/11/2011

Edição Semanal
(clique na capa para ler mais)


 
 DESTAQUE

“Há um lastro de solidariedade que faz parte da nossa identidade cultural”
- Diz cónego João Veríssimo Escolhemos a Semana dos Seminários, assinalada em Novembro nas dioceses portuguesas, para falar com o cónego João Veríssimo. Há 45 anos na Figueira da Foz e há 18 à frente da Igreja de São Julião, conhece bem a sua comunidade e lida diariamente com os seus receios e angústias. Com um discurso lúcido onde cabem a esperança e o ânimo, o padre João Veríssimo fala da crise e dos caminhos a trilhar para sair dela. Como é que a Igreja sente a crise? A Igreja está sempre em crise. Mas a crise não é desânimo, fracasso nem revolta… A Igreja tem procurado transmitir uma mensagem de paz, amor e ajuda ao próximo, a um mundo que é predominantemente egoísta, auto-suficiente e individualista… como é que se passa a mensagem? Como é que se reconhece as brechas que se abrem no homem de hoje? O homem de hoje julga que tem todas as respostas, a solução para todos os problemas, no ter, nos bens materiais. Mas depois sente-se perdido, quando constata que o dinheiro não resolve os seus problemas. E a crise actual favorece essa constatação? A crise económica pode levar os homens à procura de algo mais, ou pode ter o efeito contrário: levá-los a pensar que tudo é uma quimera, que o melhor é deixar correr e viver o dia-a-dia… Temos conhecimento de situações extremas, em que as pessoas pedem ajuda à Igreja para aguentar a vida. As pessoas procuram o equilíbrio, ...«mais»
 
NA HORA


SUGESTÕES FORA DE CASA
ASSINATURA
METEOROLOGIA
LINKS
CONTACTOS ÚTEIS
FARMÁCIA DE SERVIÇO
CONTACTOS

2 comentários:

  1. Já lá vão mais de cinquenta anos que entrei como aprendiz na tipografia "O FIGUEIRENSE", fazia-se lá também outro jornal com o nome "DEFESA DAS BEIRAS". Morava eu na passagem de nível à entrada da Fontela(A) antes de uma metalúrgica que por lá havia. Um abraço e parabéns pelo blogue.
    António Godinho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo António, pela visita, não é todos os dias que aparece um filho da escola e filho da terra, estive esta semana na redação de "O FIGUEIRENSE" a fazer-me assinante, daí a ideia de postar algo sobre este semanário Figueirense, espero que o meu blog sirva também para ir dando notícias da nossa linda Figueira.
    O meu abraço, vai aparecendo amigo!

    ResponderEliminar