quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O SALGADO FIGUEIRA DA FOZ

 «ECOSAL ATLANTIS»  COLOCA SALGADO DA FIGUEIRA EM ROTA INTERNACIONAL

Correspondendo às sinergias criadas pelo chamado turismo ecológico e de natureza, o salgado da Figueira da Foz vai passar a integrar um roteiro internacional de rotas pedestres que potenciam as salinas tradicionais do Atlântico.
O Programa Interreg IVB, designado por «Ecosal Atlântis», é composto por 13 parceiros do Reino Unido, França, Espanha e Portugal, de vários âmbitos (universidades, centros de investigação, autarquias, associações de municípios, museus e uma ONG). Em Portugal a parceria é constituída pela Universidade de Aveiro (Departamento de Ambiente e Ordenamento), Município de Aveiro (Divisão de Museus e Património Histórico), Museu da Cidade de Aveiro, Município da Figueira da Foz (Divisão de Cultura, Museu, Biblioteca e Arquivos), Museu Municipal Santos Rocha e o Município de Rio Maior (Divisão de Turismo e Cultura).
Segundo explicou o vereador António Tavares, o «Ecosal Atlântis» é um projecto  que se pretende constituir como uma rede de sítios que perdure e se alargue para além da duração temporal do programa (2010-2013) que conta com financiamento de fundos comunitários.
  Na semana passada  o Núcleo Museológico do Sal ( freguesia de Lavos) recebeu uma reunião da assembleia anual de parceiros. António Tavares aproveitou a ocasião para recordar que o salgado da Figueira conta ainda com outras valências, caso do batel do sal, aproveitamento turístico da Ilha da Morraceira e Moinho das Marés.
                                                   O  FIGUEIRENSE, 25 de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário