quinta-feira, 28 de março de 2019

ASIIM ERA HÁ POUCAS DÉCADAS...


 Descamizavam-se as espigas de milho Cantando à volta do monte de milheiros, quem encontrasse a espiga vermelha era rei ou rainha e pagava o jantar, secava-se ao sol na eira, mais tarde limpo pela tarara era levado ao moinho movido pela corrente de água duma vala ou riacho, transformando os grãos de milho em farinha.
Cada casa das aldeias mais isoladas tinha o seu forno a lenha onde cozia a sua broa-de-milho, ou o seu pão-de- trigo ou de centeio, algumas vezes me tocou a mim a tarefa de meter lenha no forno para o aquecer até as partes laterais da boca do forno ficarem brancas, estava no ponto de retirar as brasas e meter as broas lá dentro tapando a boca do forno de seguida.
Era muito jovem e tenho algumas saudades desse tempo, (não do Salazar) politicamente falando, mas podíamos brincar pelas ruas até ao pôr-do-sol

Onde uma simples tábua de madeira com 4 ou 6 rodas servia para fazer rali descendo as ruas a altas velocidades, de vez em quando lembro-me destas brincadeiras saudáveis e felizes e da segurança com que caminhava todos os dias 10 Kms ida e volta a pé para ir à escola primária, de vez em quando haviam zangas pelo caminho mas nada que não se resolvesse com uma costa-de-mão, ou pontapé, no dia seguinte pedíamos desculpa, nesse tempo as armas eram para os militares ou caçadores, hoje é arrepiante ver que os papás compram armas aos seus meninos para se defenderem!
Em poucas décadas a vida e comportamentos do ser humano em todo o mundo se transformou para o negativo e é no mínimo assustador.

5 comentários:

  1. É no mínimo assustador. Disse tudo.
    .
    Deixando cumprimentos poéticos.
    .
    ** O teu colo de Açucena **

    ResponderEliminar
  2. Esse tempo traz muitas saudades!! :/

    Faço da força, meu caminho a seguir

    Sigam o meu novo :- https://imagensquedispensampalavras.blogspot.com/
    Beijo e um excelente dia

    ResponderEliminar
  3. Também cheguei a fazer uma geringonça daquelas.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Agora que estamos quase a chegar à meta, passamos a vida a recordar como começou a corrida. Mas isso serve de pouco, não há maneira de voltar atrás.

    ResponderEliminar
  5. Memórias de infância.
    Do sabor do pão e da broa quentes, onde a manteiga se derretia e nos derretia.
    Das corridas com os carros feitos de madeira e rolamentos.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar