Pela
relevância da opinião, transcrevo aqui um comentário do Comandante de
Airbus A340 Jorge Estevez, acerca das condicionantes e consequências de
um aeroporto complementar na BA6-Montijo.
O Comandante foi anteriormente oficial Piloto Aviador da FAP.
Jorge Estevez:
"Eu sou desde sempre a favor dessa ideia de Alcochete. Em Portugal as decisões são tomadas como sabemos. Lembro que aquando da OTA também houve um prós e contras então. Representando os pilotos através da APPLA estava o então Cmdt Durval Ribeiro, velho amigo, que disse que os pilotos não tinham sido ouvidos e que a OTA levantava inúmeras dúvidas devido à orografia e meteorologia poderem limitar a Operação. Na ilustre plateia, cheia de VIPs e Srs Doutores Licenciados na ‘importância da minhoca para a cultura da Couve-flor’, reinava a galhofa. Ninguém o queria ouvir, o negócio estava feito e era apenas um detalhe.
E lembro como se fosse hoje que o Sr Cmdt Lima Bastos pediu a palavra e no do alto dos seus mais de 70 anos disse:
‘Os Srs aqui sentados nesta sala estão a rir.... mas se estiverem dentro de um avião prestes a descolar com chuva, vento e Montanhas ao lado ficam logo todos caladinhos..’ e fez o sinal com a mão de ‘medo, cagufa ‘.
A plateia calou-se ao ver que o Cmdt Sénior estava certo. Foi creio eu o fim da opção Montejunto.
Isto foi há mais de 6 anos decerto. Porque ainda não está o NAL a operar já com uma pista em Alcochete como previsto? A Troika dirão alguns mais ingénuos..
E com a racional de não haver dinheiro querem implementar o Montijo como solução complementar, aumentando um pouco a pista e construindo em cima do lodo...
Acho que as pessoas não têm noção do que é um Birdstrike, ou pensam que as pistas são todas iguais ou simplesmente nos querem fazer de parvos..
Estou qualificado em A320, A330 e A340, acabei de aterrar há pouco em Rzeszów, Polónia vindo de Newark USA, passo a vida a voar na Ásia, África, Europa, América do Norte e do Sul, Austrália Nova Zelândia, China, etc.
Somos creio a única Capital de um País Europeu em que o A380 não pode aterrar. Lembro que há muitos anos Lisboa era dos poucos Aeroportos onde o Concorde aterrava..
Interessa a Portugal gastar uma pipa de massa fazendo um Aeroporto complementar no Montijo? Que me lembre apenas um Fiat G91 caiu tendo ambos os pilotos se ejectado com sucesso mas a aeronave causou vítimas. Anos mais tarde foi um A7P que se despenhou na final tendo morrido o ocupante o Capitão Piloto Aviador Antonio Santos do meu Curso.
A área tem pássaros, casas, vilas, que deveriam ser cuidadas porque são de facto um Património que não se deve destruir.
A quantidade de estradas para chegar do Samouco que será necessário construir, a deslocação de Meios, toda uma enorme obra de Engenharia para quê?
1- para gastar muito dinheiro que é de todos numa obra com prazo de validade curto
2- para destruir, perturbar ecossistemas únicos.
3- para entrar em conflitos com aves migratórias.
4- para aumentar a poluição sonora e outra de toda uma comunidade.
É isto mesmo que queremos?
Em Espanha construíram Barajas em fases, operei lá a semana passada e é uma maravilha!
Porque será que em Portugal temos sempre de inventar a roda?
Temos Engenharia, os terrenos são do Estado, a Obra é necessária e urgente, todos os Estudos desde há mais de 50 anos, que não tenham sido encomendados, apontam para Alcochete.
Por mim devia já estar pronta a primeira fase. Agora não nos tentem fazer de parvos por favor.
Fiz inúmeros Estudos de Estado Maior que eram sérios. Existe uma coisa chamada análise APA. Adequabilidade, Praticabilidade e Aceitabilidade.
Um Estudo acerca deste assunto obriga a muitas consultas sem duvida mas no fim o Documento final tem de ser legível e não ter conclusões enviesados ou pressupostos errados ou incompletos.
Se têm problemas poupem dinheiro ao Erário Público e encomendem um Estudo aos 3 Ramos das Forças Armadas.
Afinal qualquer Major o saberá fazer de forma responsável..
Esconder informação, encomendar estudos, manipular os Media é típico de um País de Terceiro Mundo gerido por uma Seita que coloca os seus interesses acima do Interesse Nacional..
Portugal merece mais. E nós também!
O Comandante foi anteriormente oficial Piloto Aviador da FAP.
"Eu sou desde sempre a favor dessa ideia de Alcochete. Em Portugal as decisões são tomadas como sabemos. Lembro que aquando da OTA também houve um prós e contras então. Representando os pilotos através da APPLA estava o então Cmdt Durval Ribeiro, velho amigo, que disse que os pilotos não tinham sido ouvidos e que a OTA levantava inúmeras dúvidas devido à orografia e meteorologia poderem limitar a Operação. Na ilustre plateia, cheia de VIPs e Srs Doutores Licenciados na ‘importância da minhoca para a cultura da Couve-flor’, reinava a galhofa. Ninguém o queria ouvir, o negócio estava feito e era apenas um detalhe.
E lembro como se fosse hoje que o Sr Cmdt Lima Bastos pediu a palavra e no do alto dos seus mais de 70 anos disse:
‘Os Srs aqui sentados nesta sala estão a rir.... mas se estiverem dentro de um avião prestes a descolar com chuva, vento e Montanhas ao lado ficam logo todos caladinhos..’ e fez o sinal com a mão de ‘medo, cagufa ‘.
A plateia calou-se ao ver que o Cmdt Sénior estava certo. Foi creio eu o fim da opção Montejunto.
Isto foi há mais de 6 anos decerto. Porque ainda não está o NAL a operar já com uma pista em Alcochete como previsto? A Troika dirão alguns mais ingénuos..
E com a racional de não haver dinheiro querem implementar o Montijo como solução complementar, aumentando um pouco a pista e construindo em cima do lodo...
Acho que as pessoas não têm noção do que é um Birdstrike, ou pensam que as pistas são todas iguais ou simplesmente nos querem fazer de parvos..
Estou qualificado em A320, A330 e A340, acabei de aterrar há pouco em Rzeszów, Polónia vindo de Newark USA, passo a vida a voar na Ásia, África, Europa, América do Norte e do Sul, Austrália Nova Zelândia, China, etc.
Somos creio a única Capital de um País Europeu em que o A380 não pode aterrar. Lembro que há muitos anos Lisboa era dos poucos Aeroportos onde o Concorde aterrava..
Interessa a Portugal gastar uma pipa de massa fazendo um Aeroporto complementar no Montijo? Que me lembre apenas um Fiat G91 caiu tendo ambos os pilotos se ejectado com sucesso mas a aeronave causou vítimas. Anos mais tarde foi um A7P que se despenhou na final tendo morrido o ocupante o Capitão Piloto Aviador Antonio Santos do meu Curso.
A área tem pássaros, casas, vilas, que deveriam ser cuidadas porque são de facto um Património que não se deve destruir.
A quantidade de estradas para chegar do Samouco que será necessário construir, a deslocação de Meios, toda uma enorme obra de Engenharia para quê?
1- para gastar muito dinheiro que é de todos numa obra com prazo de validade curto
2- para destruir, perturbar ecossistemas únicos.
3- para entrar em conflitos com aves migratórias.
4- para aumentar a poluição sonora e outra de toda uma comunidade.
É isto mesmo que queremos?
Em Espanha construíram Barajas em fases, operei lá a semana passada e é uma maravilha!
Porque será que em Portugal temos sempre de inventar a roda?
Temos Engenharia, os terrenos são do Estado, a Obra é necessária e urgente, todos os Estudos desde há mais de 50 anos, que não tenham sido encomendados, apontam para Alcochete.
Por mim devia já estar pronta a primeira fase. Agora não nos tentem fazer de parvos por favor.
Fiz inúmeros Estudos de Estado Maior que eram sérios. Existe uma coisa chamada análise APA. Adequabilidade, Praticabilidade e Aceitabilidade.
Um Estudo acerca deste assunto obriga a muitas consultas sem duvida mas no fim o Documento final tem de ser legível e não ter conclusões enviesados ou pressupostos errados ou incompletos.
Se têm problemas poupem dinheiro ao Erário Público e encomendem um Estudo aos 3 Ramos das Forças Armadas.
Afinal qualquer Major o saberá fazer de forma responsável..
Esconder informação, encomendar estudos, manipular os Media é típico de um País de Terceiro Mundo gerido por uma Seita que coloca os seus interesses acima do Interesse Nacional..
Portugal merece mais. E nós também!
Obrigada por este testemunho. Vou partilhar
ResponderEliminarAbraço e bom fim de semana
Nem deixam partilhar. Pandilha.
ResponderEliminarAbraço
Pode copiar!
EliminarOu partilhar a partir da minha página do Facebook!
EliminarImprimir e entregar ao Costa! Já!
ResponderEliminarMais uma desgraça para nós pagarmos e o pior é que não ouvem ninguém.
EliminarUm grito de revolta que devia de chagar a quem de direito...
ResponderEliminarBjos
Votos de um óptimo Sábado.
Cada um puxa a brasa à sua sardinha,
ResponderEliminaràs suas ideias dando favorável opinião
como dessas coisas não percebo nadinha
para as complicar sábios não faltarão?
Amigo António, tenhas um bom fim de semana.
Um abraço.