terça-feira, 10 de abril de 2018

A PASSO DE CARACOL MAS VÃO LÁ CHEGAR...

Governo quer que educação obrigatória vá até 9ª classe
Maputo

O Ensino Básico irá até o nono ano e à sétima classe deverá ser incorporada no Ensino Secundário, à luz da proposta de Revisão do Sistema Nacional de Educação, que hoje esteve em debete na Assebleia da República.
Num contexto em que se debate a qualidade de ensino no país, onde se assiste a relatos de problemas de na leitura e escrita, o Governo pretende mudar a lei nº 6/92 de 6 de Maio, Lei do Sistema Nacional de Educação que está em vigor há 26 anos, de modo a adequa-la à realidade actual. “Ao invés do Ensino Básico terminar na 7ª classe irá até a 9ª classe. Para cada ciclo serão três anos. O  que quer dizer que da 1ª a 3ª classes será um ciclo, de 4ª a 6ª outro.
Já o Ensino Secundário irá se apresentar de outra maneira, isto é, irá começar da 7ª classe e o primeiro ciclo irá compreender a 7ª, 8ª e 9ª classes, já o segundo ciclo, as restantes 10ª, 11ª e 12ª classes”, explicou Conceita Sortane, ministra da Educação e Desenvolvimento Humano para depois explicar que “Estas medidas visam ajustar e harmonizar com o que está a acontecer no mundo, inclusive em alguns países da região em que dividiram o sistema de forma a que, ao sairem de um determinado ciclo tenham competências para poder continuar a caminhada sem dificuldades”, clarificou a governante.
As mudanças não param por aí, se na lei vigente o ensino obrigatório vai até à sétima classe, na nova vei passará para a 9ª classe e há no entender das autoridades razões para o efeito. “O que temos notado é que as crianças quando atingem a sétima classe têm tendêndencia de abandonar a escola. É por reconhecer esta realidade, que após reunior de auscultação e estudos profundos decidimos estender ensino obrigatório de modo a garantir que as crianças fiquem mais tempo na escola e possam assimilar mais conhecimentos, isto é, que chamaremos de Ensino Básico. Outrossim é que será uma forma de garantir com que estas crianças possam ganhar espaço de empregabilidade”, esclareceu Sortane.
Um dos pontos que suscitou muito debate, no encontro, foi a exigência dos deputados em incorporar, na nova lei, a obrigatoriedade do ensino pré-escolar, de modo a garantir com que as crianças cheguem ao ensino primário preparadas para assimilar os conteúdos. Uma proposta que não foi acolhida pelo ministério devido a dificuldades conjunturais do país. “Entendemos que o Ensino pré-primário desempenha um papel fundamental no processo de formação de uma criança, mas temos que ser realistas que ainda não temos capacidade de avançar com este propósito, pelo menos para já. Estamos a fazer estudos para perceber o que nos custaria esse processo. ”

Fonte: O País – 09.04.2018

9 comentários:

  1. Estamos a fazer estudos para perceber o que nos custaria esse processo.
    Muito interessante esta frase vinda de responsáveis angolanos, onde toda a gente anda a "sacar".
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta notícia vem de Moçambique e não de Angola!
      Neste momento Moçambique seria o país escolhido por mim para trabalhar, tenho lá um primo com a sua empresa há cinco anos e está satisfeito.
      O meu abraço

      Eliminar
  2. Pois.. Muito interessante esta notícia :))

    Hoje:- Estaria mentindo, se a sede não fosse o desejo.
    -
    Bjos
    Votos de uma boa Terça-Feira

    ResponderEliminar
  3. Em vez de se agarrarem às armas. Devem é agarrarem-se aos livros. Aprenderem o que deve ser aprendido. Para construírem o que deve ser construído. Para o bem de todos e não só de alguns.

    Tenhas um bom dia de chuva amigo António.
    Se não concordarem comigo para nele tocares vai comprar um harmónio...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bom, as crianças agradecem tudo o que melhore a sua educação e melhor os prepare para a vida.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Os prédios da Avenida da República são os mesmos que lá deixamos e já passaram mais de 50 anos!
    Quanto ao ensino, eu só faço uma pergunta:
    - E no mato, como é? Há povoações que só têm escolas pela ajuda dada por missionários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mato era no nosso tempo, agora há cidades, vilas, aldeias, o resto é terrenos agrícolas como em qualquer parte do mundo e claro a floresta não acaba, para o próximo mês quando falar pessoalmente com o meu primo já te sei explicar!

      Eliminar
  6. O ensino é a base de tudo o resto.
    Um bom sistema de ensino potencia tudo o resto.
    Veja-se o caso dos países do Norte da Europa.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. O que é pena é a escola não chegar a todas as povoações de Moçambique. É o que dizem, não sei ......
    .
    * Amor sonhado nas ondas do entardecer *
    .
    Um dia feliz-

    ResponderEliminar