quinta-feira, 30 de novembro de 2017

"AS PALAVRAS DAS CANTIGAS"...


Quando um Homem Quiser

Tu que dormes à noite na calçada do relento
numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
és meu irmão, amigo, és meu irmão

E tu que dormes só o pesadelo do ciúme
numa cama de raiva com lençóis feitos de lume
e sofres o Natal da solidão sem um queixume
és meu irmão, amigo, és meu irmão

Natal é em Dezembro
mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
é quando um homem quiser
Natal é quando nasce
uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto
que há no ventre da mulher

Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
tu que inventas bonecas e comboios de luar
e mentes ao teu filho por não os poderes comprar
és meu irmão, amigo, és meu irmão

E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei
fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei
és meu irmão, amigo, és meu irmão

Ary dos Santos, in 'As Palavras das Cantigas'

7 comentários:

  1. Bom dia. Seria bom mas sabemos ser utópico pensar que o Natal no coração das pessoas, no seu geral, é todos os dias. A verdade é, quer queiramos ou não admitir, o Natal é pura hipocrisia na maioria das pessoas.
    E, modéstia minha, se calhar defeito, digo: Não, nisso não és meu irmão.
    .
    Abraço e um dia feliz.
    .

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Fantástico que bom seria se fosse assim.

    Hoje: [Quero ser a lua, a noite, a chama que chega]

    Bjos
    Feliz, Quinta-Feira

    ResponderEliminar
  3. Serei sempre teu irmão,
    desde que nasci até morrer
    trabalhei para enriquecer o patrão
    com fome sem ter pão para comer!

    Tenhas um bom dia amigo António. Sem patrão para o explorar. Para ti vai um abraço em liberdade.

    ResponderEliminar
  4. Um excelente poema, neste dia em que faz 82 anos que nos deixou Pesoa, e que partiu o Zé Pedro. Valha-noseste belo poema neste dia aziago.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente,o Ary partiu muito cedo..!

    ResponderEliminar
  6. A genialidade do Ary.
    Que partiu muito, muito cedo.
    Bfds

    ResponderEliminar