quinta-feira, 21 de agosto de 2014

FIGUEIRA DA FOZ COMO DESTINO DO SURF MUNDIAL...

Gliding Barnacles Festival promove Figueira da Foz como destino do surf mundial

A primeira edição do festival Gliding Barnacles quer promover a Figueira da Foz como destino do surf mundial, através da interação entre aquela modalidade e a cultura artística que lhe está associada.



O festival, que decorre de 28 a 31 de agosto, tem como elemento central uma antiga oficina da cidade e estende-se às praias do concelho.
"Pela sua natureza, é um evento impar em Portugal. Combina o ‘longboard' clássico com instalações artísticas representativas da emergente subcultura do surf mundial", disse à agência Lusa Henrique Simões, da organização do festival.
À semelhança do que sucede em San Sebastian ou Salinas (Espanha) e Biarritz (França), o Glinding Barnacles pretende associar o longboard clássico às vivências em redor da modalidade, potenciando-as com atividades de fotografia, cinema, design e música, contando para isso com a presença de surfistas e artistas portugueses mas também ingleses, franceses, espanhóis e italianos.
No entanto, a primeira edição do evento da Figueira da Foz difere daqueles festivais porque prescinde, embora não na totalidade, da vertente competitiva do surf.
No recinto da antiga garagem Auto Peninsular, na rua Bernardo Lopes, perto do Casino, o programa inclui música ao vivo, dj's projeção de filmes de surf, construção de pranchas, workshop de fotografia, um espaço de serigrafia e outras artes plásticas, um mercado de artigos vintage e uma cadeira de barbeiro "para quem quiser fazer barba ou cabelo", entre outras atividades.
No mar, os surfistas participantes vão efetuar manobras nas suas pranchas de longboard que serão filmadas, exibidas e depois votadas por um júri presente no recinto da Auto Peninsular.
O Gliding Barnacles vai buscar o seu nome às lapas e mexilhões que subsistem nos cascos dos navios, comparando-as aos surfistas que deslizam nas ondas "agarrados" às pranchas.
O festival, com entrada livre, contempla ainda o desenvolvimento de um filme promocional sobre a cidade da Figueira e da região envolvente por um cineasta convidado. O filme irá depois percorrer os festivais mundiais relacionados com o surf, adianta a organização.
"Com isto pretendemos, ao mesmo tempo que promovemos a edição de 2015 do Gliding Barnacles, que a cidade da Figueira da Foz seja a casa de todos os que procuram o surf/longboard como estilo de vida e não pela competição. Acreditamos que a cidade tem todas as características necessárias para que isso aconteça", sustenta.

                                                                              (Notícias ao minuto)

3 comentários:

  1. Aí na tua Figueira,
    andam muitos a surfar
    comem os figos à merenda
    fica um para o jantar?

    É um festival do caraças!
    nunca dantes visto em Portugal
    no mar abandonaram as barcaças
    não foi por causa do temporal
    na terra abandonaram a agricultura
    por causa de uma fera animal
    o que mais sabe fazer é travessura!

    calado ou a falar,
    incomoda de qualquer maneira
    é o rei do mau estar
    nem merece a sombra da alfarrobeira!

    Toma lá um abraço,
    e não digas mal de mim
    se quiseres um cravo
    vai colhê-lo ao jardim!

    Para ti uma rosa,
    a condizer com o querido
    depois de ler a tua prosa
    não fiquei tão aborrecido!

    ResponderEliminar
  2. Parece que a Figueira está na moda, ou então és tu que és um bom publicitário!

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou nem bom nem mau publicitário, limito-me a ler as boas notícias, porque as más são para os telejornais!

    ResponderEliminar