segunda-feira, 2 de junho de 2014

O REI ABDICA DO TRONO...

Juan Carlos "Felipe tem preparação e responsabilidade para reinado"

Quase quatro décadas após assumir o reinado de Espanha, Juan Carlos anunciou esta manhã a renúncia ao trono. Numa declaração ao país, o monarca diz que se sentiu “comprometido com as aspirações” do seu pai, Conde de Barcelona, mas que Espanha tem agora pela frente uma “nova geração”, comandada pelo filho Felipe, príncipe das Astúrias.
MUNDO
Felipe tem preparação e responsabilidade para reinado
“Propus-me a encabeçar esta luta nacional e hoje posso sentir orgulho e gratidão a todos pelo apoio que me deram neste reinado começado na minha juventude”. Foi com estas palavras que Juan Carlos anunciou oficialmente, numa declaração ao cidadãos espanhóis, a renúncia ao trono.

O rei espanhol classifica o país como uma “democracia moderna, integrada na Europa” e que tal fez com que despertasse “em todos um impulso de renovação e superação para abrir caminho a um futuro melhor”.
No seu discurso de renúncia, Juan Carlos falou ainda da “profunda crise económica” que abalou Espanha e “deixou sérias cicatrizes no tecido social mas deixa esperança”. O monarca diz que Espanha é “uma grande nação” e que necessita de “afrontar com intensidade o desafio do amanhã”.
“Quero o melhor para Espanha, a quem dediquei a minha vida inteira”, disse o rei,  frisando que começou a preparar a renúncia quando fez 76 anos mas que só hoje a comunicou ao governo espanhol.
“O meu filho Felipe, príncipe das Astúrias tem a preparação e o sentido de responsabilidade necessários para assumir o posto e garantir uma nova geração”, continuou, frisando que “terá o apoio da princesa Letízia”.
“Uma vez recuperado, decidi por fim ao meu reinado. Disse oficialmente esta manhã ao presidente do governo. Quero agradecer ao povo espanhol, às instituições do estado e a todos os que me ajudaram com lealdade a cumprir as minhas funções”, destacou.
“Guardo e guardarei sempre Espanha no meu coração”, concluiu.

1 comentário:

  1. Já não era sem tempo,
    Sem pressa como o caracol
    abdicou do Trono
    Juan Carlos, o rei espanhol.

    O rei resolvei então,
    passara à situação de reforma
    com a sua mui gorda pensão
    não precisa de trabalhar na horta!

    Assim o coelho deveria fazer,
    ir pregar para o deserto
    tem ainda muito que aprender
    para caminhar pelo caminho certo!

    E mais não escrevo,
    mais verdades não quero dizer
    os porcos no chiqueiro
    só merda sabem fazer!!!

    Tenha uma boa tarde amigo António, uma abraço.
    Eduardo.

    ResponderEliminar