quinta-feira, 9 de maio de 2013

HOJE DIA DA ESPIGA...

Dia da espiga, ou quinta feira da espiga, é uma tradição ou celebração portuguesa, ir ao campo apanhar um ramo e como não podia esquecer porque gosto da Natureza, lá fui eu apanhar o meu e aproveitei para tratar da minha horta, cumpriu-se a tradição e ficou barato, foi colocado atrás da porta e irá ser substituído no próximo ano.
Esse ramo é composto pela espiga que simboliza o pão
O malmequer---ouro e prata
Papoila---amor e vida
Oliveira---azeite e paz,luz
Videira---vinho e alegria
Alecrim---saúde e força

Que o meu ramo traga tudo isto à minha família, aos amigos e a todos os portugueses.

3 comentários:

  1. Que Deus te oiça e traga tudo que te faça falta.
    Por cá não existe essa tradição e se não fosse a televisão a trazer-me essa novidade esta manhã, eu ficaria sem saber.
    E que Deus se lembre de mim, mesmo sem ter o raminho atrás da porta.

    ResponderEliminar
  2. Amen. Quando eu era menina, ia com meu pai e meus irmãos apanhar a espiga. Meu pai não nos deixava ir sozinhos por medo que vissemos algo que não deviamos. Só muitos anos mais tarde percebemos isso.
    É que naquele tempo na Seca, e durante todo o tempo que durava a safra, os homens e as mulheres mesmo sendo casados não viviam juntos. Os homens e mulheres até podiam jantar juntos e ir às compras juntos, mas às 11 horas da noite os homens tinham que estar na malta deles e as mulheres na malta delas.As crianças até aos 7 anos ficavam na malta das mulheres com as mães, mas assim que iam o primeiro dia de aulas os meninos passavam a ficar com os pais as meninas com as mães. Por via disso os casais satisfaziam as suas necessidades de afecto pelas matas nos campos. Diziam que iam apanhar a espiga ou aviar a caderneta. E dessas incursões nasceram muitas crianças nessa época.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Estou como o Tintinaine, a diferença é que ele soube pela televisão, e eu por ti, e a esta hora já não há espiga para ninguém, os trigos andam longe daqui, e espigas sem o trigo não são espigas.
    Para o ano se não é pedir muito faz o favor de avisar de véspera.
    Um abraço
    Virgílio

    ResponderEliminar