sexta-feira, 23 de novembro de 2018

MOÇAMBIQUE A CRESCER...

PIB de Moçambique cresce 3,2% no terceiro trimestre face a 2017


No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha registado um crescimento acumulado de 3,2%, depois de um crescimento de 3,3% no conjunto dos dois primeiros trimestres (entre janeiro e junho).

O PIB moçambicano cresceu 3,8% em 2016 e 3,7% em 2017
LUSA


A economia moçambicana cresceu 3,2% no terceiro trimestre de 2018, face ao mesmo período do ano anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística de Moçambique.
O PIB alcançou um valor acumulado de 3,3% entre janeiro e setembro deste ano. “O desempenho da atividade económica no terceiro trimestre de 2018 é atribuído em primeiro lugar ao setor primário que cresceu 6,3%”, anuncia o boletim de Contas Nacionais do terceiro trimestre. O destaque é dado para o ramo da indústria de extração mineira, com um crescimento de com 15,4%.
No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha registado um crescimento acumulado de 3,2%, depois de um crescimento de 3,3% no conjunto dos dois primeiros trimestres (entre janeiro e junho). Com um trimestre pela frente, os números ficam aquém das previsões anuais do executivo para 2018.
O Governo moçambicano tinha previsto no início do ano que a economia deveria crescer 5,3% em 2018, meta que foi revista em baixa pelo Ministério da Economia e Finanças no início de outubro para 4,1%.
O Banco Mundial prevê que a economia de Moçambique cresça 3,3% este ano, enquanto que o Fundo Monetário Internacional aponta para 3,5%. O PIB moçambicano cresceu 3,8% em 2016 e 3,7% em 2017.

5 comentários:

  1. Ainda bem para os que lá estão,
    e para os que para lá onde ir
    para as crianças não falte o pão
    que é para crescerem a sorrir!

    A sorrir tenhas também um bom dia amigo António.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boas noticias :))

    Do nosso amigo Gil António, com : Amor reflectido na cor das águas do mar

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  3. Boas notícias. Os Moçambicanos merecem.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Isso não chega para nada!
    Um país terceiro-mundista tem que crescer acima de 5% ou estão na merda.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar