segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PORQUE É FERIADO DIA 8 DE DEZEMBRO?


Opinião
    Porque é feriado dia 8 de Dezembro? Imaculada Conceição de Maria Santíssima
              
    Henrique Tigo


    A Igreja Católica Romana celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do Ano litúrgico, no Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do 

                                                           


    Senhor. A solenidade di dia 8 de Dezembro tem como fundo o ícone bíblico da Anunciação, na qual ecoa a misteriosa saudação do Anjo: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (Lc 1, 28). «Cheia de graça»! Eis Maria, do modo como Deus a idealizou e quis desde sempre, no Seu imperscrutável desígnio: uma criatura totalmente repleta de amor divino, bondade, beleza e santidade.
    Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada e cultuada pelos católicos a Virgem Maria. O título litúrgico da Imaculada Conceição que os católicos invocam, professa a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original desde sua mãe Santa Ana, e nasceu portanto, sem o pecado original. O título expressa portanto que a mãe de Jesus é toda santa, a cheia de graça, desde o momento de sua concepção.


    Imaculada Conceição


    O dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. O calendário romano já devotava uma festa em seu calendário em 1476; entretanto nos anos 700 esta 
    celebração já                   existia no Oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda cristandade. Nos quatro anos após a proclamação do dogma por Pio IX, Maria Santíssima apareceu a Bernadette Soubirous dizendo: " Eu sou a Imaculada Conceição" .
    Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, que foi aclamado quando se iniciava a festa de Imaculada Conceição.
    Sendo deste então um dos nossos feriados nacionais.

             Henrique Tigo

    3 comentários:

    1. Tenhas um bom dia da Imaculada Conceição
      no texto li algumas palavras que não sabia
      de quando em vez é preciso fazer a revisão
      e que não nos falte o pão nosso de cada dia!

      Um abraço para ti amigo António.

      ResponderEliminar
    2. Gostei de ler, mas como ateia os feriados religiosos não me dizem nada.
      É por dogmas desses, de ser pura e conceber sem pecado que eu não acredito na história! Não acredito em virgens que concebem por obra e graça do Espírito Santo.
      Bom feriado, António!
      xx

      ResponderEliminar
    3. Em nome do pai, do filho e do Banco Novo!
      É assim que o Papa Francisco nos ensina a benzer, porque o Espírito Santo já não existe.
      Agora só por infiltração in vitro!

      ResponderEliminar