“Há um lastro de solidariedade que faz parte da nossa identidade cultural” - Diz cónego João Veríssimo
Escolhemos a Semana dos Seminários, assinalada em Novembro nas dioceses portuguesas, para falar com o cónego João Veríssimo.
Há 45 anos na Figueira da Foz e há 18
à frente da Igreja de São Julião, conhece bem a sua comunidade e lida diariamente com os seus receios e angústias.
Com um discurso lúcido onde cabem a esperança e o ânimo, o padre João Veríssimo fala da crise e dos caminhos a trilhar para sair dela.
Como é que a Igreja sente a crise?
A Igreja está sempre em crise. Mas a crise não é desânimo, fracasso nem revolta… A Igreja tem procurado transmitir uma mensagem de paz, amor e ajuda ao próximo, a um mundo que é predominantemente egoísta, auto-suficiente e individualista… como é que se passa a mensagem? Como é que se reconhece as brechas que se abrem no homem de hoje? O homem de hoje julga que tem todas as respostas, a solução para todos os problemas, no ter, nos bens materiais. Mas depois sente-se perdido, quando constata que o dinheiro não resolve os seus problemas.
E a crise actual favorece essa constatação?
A crise económica pode levar os homens à procura de algo mais, ou pode ter o efeito contrário: levá-los a pensar que tudo é uma quimera, que o melhor é deixar correr e viver o dia-a-dia… Temos conhecimento de situações extremas, em que as pessoas pedem ajuda à Igreja para aguentar a vida. As pessoas procuram o equilíbrio, ...«mais»
|
|
Já lá vão mais de cinquenta anos que entrei como aprendiz na tipografia "O FIGUEIRENSE", fazia-se lá também outro jornal com o nome "DEFESA DAS BEIRAS". Morava eu na passagem de nível à entrada da Fontela(A) antes de uma metalúrgica que por lá havia. Um abraço e parabéns pelo blogue.
ResponderEliminarAntónio Godinho
Obrigado amigo António, pela visita, não é todos os dias que aparece um filho da escola e filho da terra, estive esta semana na redação de "O FIGUEIRENSE" a fazer-me assinante, daí a ideia de postar algo sobre este semanário Figueirense, espero que o meu blog sirva também para ir dando notícias da nossa linda Figueira.
ResponderEliminarO meu abraço, vai aparecendo amigo!