NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

NATAL ILUMINADO DE ALEGRIA PARA TODOS!

terça-feira, 31 de março de 2015

PÁSCOA, UM GRITO DE LIBERDADE!


Que esta sua Páscoa seja aquele grito de liberdade e paz para o mundo, principalmente para aqueles que sofrem os horrores da guerra, para todos aqueles em que o pão não chega à sua mesa, para que se acenda a luz naqueles corações com tendências suicidas, fazendo pagar com a vida, crianças, adolescentes e adultos inocentes por maus pensamentos incontroláveis e irreparáveis!
A todos desejo uma Páscoa sem ódios e se acenda a luz do AMOR.

segunda-feira, 30 de março de 2015

MEMÓRIAS GRAVADAS NO TEMPO...


A neta mostra as suas ferramentas, com as quais vai ajudar o avô!


Na plantação da sua árvore, aqui está ela feliz fazendo a sua 1ª rega ao terreno!


O início da plantação do seu Damasqueiro!


A última fase da plantação!


Ela exibe com satisfação o morango que apanhou diretamente do morangueiro!


O borrego com três dias de vida a quem ela chamou de Roberto!


No final como não podia deixar de ser o beijo compensador, que para sempre ficará gravado na minha memória, como na dela ficará gravado o dia em que plantou a sua 1ª árvore, fiz o mesmo com o neto que já comeu dióspiros de maçã e lá vai visitá-lo sempre que tem oportunidade.

sexta-feira, 27 de março de 2015

ESTE PLANETA TEM CADA COISA...



Este planeta tem cada coisa...

Notícia 1
A filha do presidente de Angola é a primeira mulher bilionária africana (1000 milhões de dólares).

Notícia 2
A UNICEF precisa de 4 milhões de dólares para salvar as crianças angolanas subnutridas.

quinta-feira, 26 de março de 2015

A REPÚBLICA NUNCA ESTEVE TÃO FELIZ...


COM TANTOS CANDIDATOS AO TRONO!

Estou a ver que um terço da população ativa em Portugal, se vai candidatar à Presidência da República, seja como for e como (homem prevenido vale por dois), já tenho três em mente como opção! Um deles já confirmou a sua disponibilidade e que teria muitos amigos internacionalmente, com a sua vasta experiência de deixar dívidas por onde tem passado, com a possibilidade de dar uma mãozinha a Sócrates e convidá-lo para seu apoiante em campanha, se uniriam a Tsipras na luta já começada! Os outros dois lá para os lados do Porto seriam outros fortes candidatos, um com a larga experiência de defender a sua instituição com unhas e dentes, que é isto a primeira necessidade do país, o outro com a tendência que tem em procurar as câmaras televisivas para estar sempre calado, vinha-nos aliviar os tímpanos das baboseiras e mentiras que diariamente nos atiram contra os ouvidos dizendo que está tudo bem, os cofres estão cheios, podemos ter confiança nos banqueiros que as nossas economias estão a salvo, depois surge a reviravolta e nada acontece aos responsáveis e aí é que as pessoas se apercebem que tudo não passou de blás,blás, blás!
Amigas e amigos portugueses, vamos estar de olho vivo e quando tiverem a caneta na mão e o boletim à frente, não marquem o mesmo ritmo, troquem os passos mesmo com o risco de tropeçarem!
A vida é assim, se nunca arriscarmos nunca saberemos se lá chegaríamos.

quarta-feira, 25 de março de 2015

É JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO...


Dia 28 à meia noite, adiantas o relógio para dar uma...


PERCEBESTE? Prepara-te para ir à praia, domingo 17º C e até quinta f. da próxima semana a temperatura sobe para os 27º C.

segunda-feira, 23 de março de 2015

PÁSCOA ESTENDE-SE O TAPETE ÀS PORTAS...


Recordo-me que na minha aldeia no domingo de Páscoa era, e ainda é tradição estender-se uma passadeira de flores, ou de arbustos verdes à porta de casa para receber a visita Pascal do Pároco da freguesia, deixava-se a porta aberta, sinal que pretendíamos receber essa visita e beijar Jesus crucificado, e agora estarão-me a perguntar o que é que estas imagens têm a ver com o texto? Eu passo a explicar: Com a aproximação da Páscoa e das eleições legislativas, estamos a ser brindados, (moradores da av. 12 de julho na Gala), com um novo tapete às portas, mas de cor preta, oferta da cor rosa, com orçamento do Zé pagante e ajuda da cor laranja, é uma mistura de cores mas os moradores agradecem, pois foram sucessivas as reclamações desde há mais de quatro anos, a levarem com banhos de lama ao arriscarem circular nos passeios quando chovia, devido ao péssimo estado da rua e dos condutores aceleras!




A resposta chegou, por coincidência em vésperas de eleições, mas chegou e vale mais tarde que nunca,  embora estejamos com o peso do aumento do IMI, e a água mais cara do país, em cima das nossas cabeças! Mas já agora e para terminar permitam-me que faça uma pergunta como se fosse muito ingénuo! Se os cofres do Estado estão cheios, onde vão meter tanto dinheiro?

sexta-feira, 20 de março de 2015

PREPARATIVOS PARA A PÁSCOA...


OLÁ amigos leitores/as!
Este ano o domingo de Páscoa, como vai coincidir com a data da minha nascença, decidi dar folga há minha cozinheira habitual e comecei a aceitar curriculum de cozinheiras especializadas em gastronomia de 1ª qualidade, o contrato terá duração de dois dias a saber: 1º dia---preparar e servir as refeições, 2º dia---fazer limpeza geral e tomar conta da minha sogra! Mas tomem atenção porque sou exigente na farda que vão usar na cozinha, a esta só lhe falta a touca branca!

TENHAM UM ÓTIMO FIM DE SEMANA.

QUEM NÃO VIU, TERÁ QUE ESPERAR MAIS ONZE ANOS...


Hoje às 8h45, o sol estava assim!


A TVI mostrava em direto a lua a passar entre o sol e a terra, fenómeno que só se poderá ver em 2026!

quinta-feira, 19 de março de 2015

É JÁ AMANHÃ...


O maior eclipse parcial solar em Portugal desde 1999!


Mas atenção, ninguém deve olhar para o sol com óculos de sol normais, os danos que pode provocar na visão são irreversíveis, não esqueça que a radiação que vai ser emitida é muito elevada, por conseguinte ninguém deve olhar diretamente para o sol, sem filtros solares adequados que se vendem nas farmácias, ou nas lojas especializadas, ou para economizar também pode ver o eclipse através da Internet, vai durar no máximo duas horas e terá início às 8h00!
Veja mas com a sua retina protegida.

quarta-feira, 18 de março de 2015

CARRASCAL TERRA MÃE...


És tu minha humilde aldeia, que entre pinhais espreitas a Vinha da Rainha, que dos teus filhos te orgulhas, que todos eles viste nascer, alguns te deixaram bastante cedo, outros permaneceram a teu lado, mas uma coisa eu posso afirmar, estejam eles onde estiverem tu continuas no seu coração e sempre rezam por ti ao nosso Padroeiro S.to António!


Que do monte mais alto acompanha as nossas preces, não me cansarei nunca de falar sobre ti! Porque também a mim viste nascer naquele soalheiro domingo de Páscoa 5 de abril de 1942, como tantos outros à procura duma vida melhor, andei por muitas paragens, mas o meu destino ditou que voltaria para bem próximo de ti, para sempre agarrado às tuas raízes, até um dia juntares todos os teus filhos no infinito, sabe-se lá onde!...


Até lá serás para a eternidade A MÃE CARRASCAL.

terça-feira, 17 de março de 2015

O NOSSO UKULELE...

Antes que me arranjem emprego por promover a minha linda cidade da Figueira da Foz, hoje venho falar do nosso UKULELE! Ou seja do nosso, (CAVAQUINHO PORTUGUÊS), instrumento musical de 4 cordas, originário do Minho, (norte de Portugal), chamado braguinha, braga, machete, machetinho, ou machete-de-braga, mais tarde viria a ser introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres Biscainhos, de onde foi levado para outras paragens como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Hawaii e Madeira, aliás, foi nas Ilhas do Hawaii que construíram um instrumento baseado no nosso cavaquinho chamado UKULELE,também com 4 cordas e um formato semelhante ao do cavaquinho! E agora vamos assistir a uma aula do nosso UKULELE,


Espero que tenham gostado da aula e tenham uma boa semana!

segunda-feira, 16 de março de 2015

RIO, SERRA E MAR...


Isto é Figueira da Foz, a Páscoa aproxima-se e a nossa Figueira tem tudo para vos proporcionar umas excelentes férias,  vários hotéis com vistas deslumbrantes, inclusive 4 à beira mar de 4****!


Acessos rápidos, a A 14, que liga à A 17!


Hotel recentemente inaugurado, Tenham uma boa viagem!

domingo, 15 de março de 2015

UMA DEMOCRACIA A SÉRIO!


A Islândia foi confrontada, em 2008, com o mesmo problema de dezenas de outros países atingidos pela crise financeira: salvar ou não os seus bancos? Uma economia que valia 10 mil milhões de euros teria de resgatar dívidas seis vezes superiores, que se encontravam no balanço dos seus três grandes bancos falidos. Contra todas as pressões e ameaças, os governos da Islândia, de todas as cores políticas, preferiram deixar afundar os bancos e salvar as pessoas e a economia real que as sustenta.

As reclamações de fundos britânicos e holandeses prosseguem nos tribunais, mas em referendo os islandeses disseram "não", e o primeiro-ministro Gunnlaugsson explica, com candura, que a dívida dos bancos "não é dívida pública, e nunca o será". Recusando totalmente a austeridade, a Islândia atravessou a tempestade. Em dois anos perdeu 8% do PIB e viu o desemprego subir até 11,9%. Mas, em 2011 começou a colher os frutos de ter confiado no seu povo. A desvalorização da coroa ajudou à explosão do turismo (cresce anualmente a 20%), as exportações de bacalhau e alumínio prosseguem em ascensão. Os islandeses reaprenderam a frugalidade (que é a austeridade voluntária da decisão ética, e não a pobreza imposta pela troika), mas apostaram mais do que nunca na defesa do seu Estado social, que em 2014 absorveu 43% da despesa pública.

O desemprego está nos 4% (contra 12,1% na zona euro),e em breve baixará para 2%.A taxa de crescimento é de 2,7%, bem acima da média da OCDE (2,3%). Alguém se admira que uma nação vigorosa tenha desistido de integrar essa balbúrdia em que se transformou a UE? A nossa fatigada Europa esqueceu a voz do cidadão, e parece já não atrair ninguém. Nem os relojoeiros suíços nem os pescadores islandeses. Apenas mete medo. Muito medo.

Viriato Seromenho-Marques
Opinião DN 14.03.2015

sábado, 14 de março de 2015

TOCA A CAMINHAR...

 Nas Abadias, enquanto espero a saida do neto, aproveito uma hora para caminhar, muito agradável esta caminhada duas vezes por semana!
As pontes!
Os pássaros!








TENHAM UM BOM FIM DE SEMANA!

sexta-feira, 13 de março de 2015

NÃO É SEXTA FEIRA 13 QUE ME ASSUSTA...


O que me assusta, são as políticas seguidas na Europa, são os jovens que amanhã serão homens, se levam uma repreensão do pai ameaçam fugir de casa, se levam uma lambada, ameaçam fazer queixa ao tribunal de menores, os pais calam-se, os professores têm que se calar e eles fazem só o que lhes apetece, são estas coisas e mais algumas que não vou aqui enumerar, para não vos assustar nem cansar a paciência!


TENHAM UMA BOA SEXTA FEIRA 13.

quinta-feira, 12 de março de 2015

NÃO POSSO ACREDITAR...



No dia 1 de agosto de 2012, no meu post referente ao calceteiro e à calçada portuguesa, publiquei algumas fotos das nossas calçadas, é uma obra prima da paciência e talento dos nossos calceteiros profissionais, que agora segundo notícias da comunicação social, querem fazer desaparecer e quem sabe, vender as pedrinhas que irão embelezar as calçadas num outro país qualquer!
Não posso acreditar, digam-me que foi um pesadelo? 





quarta-feira, 11 de março de 2015

O PINTO QUE VOA MAIS ALTO...







4-0 + nos quartos de final + 25 milhões no bolso=

= Abertura de uma nova frutaria, nos terrenos anexos ao

Dragão!



Para servir fruta fresca a todas as refeições, gratuitamente aos jogadores, equipa técnica e dirigentes!
Todos nós sabemos que comer fruta boa faz bem à saúde, para os árbitros não vai sobrar nada porque apenas o que se pretende é que façam com o máximo de profissionalismo o trabalho que lhes compete; e não venham falar de penaltis como vem sendo hábito, porque eles não podem ver tudo!

VIVA O PUERTO QUÉ DO NORTE CARAGO!



terça-feira, 10 de março de 2015

VARINAS DA COVA-GALA...

Poesia de Jorge Santiago Pinto, publicada no "CORREIO DA FIGUEIRA", de que era diretor e proprietário, na sua edição n.º 10, de junho de 1987, em que o autor destaca o papel das varinas de Cova e Gala, S. Pedro, no concelho da Figueira da Foz (Portugal).
Fonte: Jornal Online "Presente"

                                                                                                        ( Clicar na imagem para ampliar)

segunda-feira, 9 de março de 2015

DUPLA CAMPEÃ DA EUROPA DE TIRO...


João Costa e Joana Castelão nunca tinham competido juntos e venceram na variante de Air 50 Pistol de tiro de ar comprimido. Só lamentam o silêncio do Presidente da República.

Só nos melhores sonhos João Costa, 50 anos, e Joana Castelão, 20 anos mais nova, admitiam a possibilidade de se sagrarem campeões da Europa. Mas o sonho tornou-se realidade em Arnhem (Holanda) anteontem, com a dupla portuguesa a conquistar o ouro na prova de Air 50 Pistol nos Europeus de tiro de ar comprimido. Foi a primeira vez na história da competição que foram admitidas duplas mistas nesta variante e por isso, apesar de amigos há muitos anos - convivência reforçada com os estágios da seleção nacional -, o comportamento conjunto em competição era uma incógnita.
No meio dos festejos, há contudo um lamento: o esquecimento de Cavaco Silva. "Estou muito desiludido com o nosso Presidente da República, que não se dignou a felicitar-nos! Já em 2011 eu tinha sido campeão da Europa e adormeci à espera que o telefone tocasse", queixou-se João Costa ao DN.

ESTA É PARA TI COMPADRI...



Feliz Aniversário!

Não te posso levar cravos, mas desejo que sejas feliz onde estás, por vários anos, o povo que sofre agradece tudo o que não fizeste por eles!

domingo, 8 de março de 2015

SÃO PARA TI, MULHER...


Para todas as MÃES do mundo, para todas as atletas, donas de casa, avós, esposas, para todas vós que estais sempre lá nas horas difíceis e que numa época em que ainda têm quase 30% de diferença entre salário masculino e feminino, vai o meu coração e estas rosas, com um incentivo de coragem para continuarem a vossa luta, contra a desigualdade de direitos!



Destaco neste vosso dia, a nossa GRANDE Conimbricense e Benfiquista, TELMA MONTEIRO, em 2015 Campeã Mundial de judo!


Também como não há mulheres sem homens, aqui está o nosso mais recente CAMPEÃO EUROPEU
 de salto em comprimento NELSON ÉVORA!

Para ti CAMPEÃO um grande abraço! 







sábado, 7 de março de 2015

OS DOIS TINHAM RAZÃO...



> OS DOIS TINHAM RAZÃO, E CONTINUAM A TER !
>
>
> Dizia El-Rei D. Carlos sobre Portugal:
> Um país de bananas, governado por sacanas!
>
> E ele sabia do que falava!
>
> SERIA ASSIM QUE O EÇA DIRIA...
>
> A Assembleia da Republica é um local que:
> se for gradeado será um Jardim Zoológico,
> se for murado será um presídio,
> se lhe for colocada uma lona será um circo,
> se lhe colocarem lanternas vermelhas será um bordel,
> e se se puxar o autoclismo não sobra ninguém...

sexta-feira, 6 de março de 2015

TENHAM UM EXCELENTE FIM DE SEMANA...


Para os que viajam milhares de quilómetros todas as sextas, visitam o "Figueira Minha", sem deixar rasto! « Ou seja, passam por aqui e não comentam! 


Agora só para os cavalheiros e senhoras que gostam de ver uma menina bem despida!


Não estou de acordo com esta, que fala pelas costas, "cada macaco no seu galho", eu podia desejar um excelente fim de semana com a loira, mas não se ajusta à minha idade!
O sol convida, vamos à praia.

quinta-feira, 5 de março de 2015

MEU ASTRO, MEU REI, ATÉ AO AMANHECER!


Hoje te escondes atrás do mar
De mim te estás a despedir
Teu brilho, a outros povos vais levar
Tua missão diária estás a cumprir!

Amanhã a este lugar vais voltar
Eu espero que voltes p´ra meus braços
Para meu cansado coração iluminar
E receberes os meus abraços.


Todos os dias eu te espero
No mesmo lugar do costume
É em todo o mundo que te quero
Sem alimentar o ciúme,

Simples versos eu te dedico
Mesmo sem jeito, nem poeta ser
Depois de escrever feliz eu fico
Meu astro rei, até ao amanhecer.

(António Querido)