(Clicar nas imagens para ampliar)
O Carnaval em Portugal já foi conhecido como Entrudo, a entrada para quarenta dias de jejum de preparação para a Páscoa, as pessoas festejavam e despediam-se dos excessos da carne perdoados pela igreja graças à privação posterior! Hoje ainda há pessoas a respeitar esta crença embora com algumas diferenças.
No Carnaval toda a gente se diverte, rindo, cantando e dançando alegremente, mesmo suportando baixas temperaturas como é o caso de Portugal este ano.
Mesmo assim e para esquecer algumas tristezas, os portugueses e portuguesas saem para a rua e já começaram a mexer por todo o país com os desfiles dos mais pequenos das escolas e jardins- de-infância e a Cova-Gala não fugiu à regra tradicional como podem verificar pelas imagens que aqui vos apresento,
Que o S. Pedro aguente as regas até terça feira.
Amigo António tenho a impressão que o São Pedro não vai aguentar e vai fazer uma rega sobre os foliões, vai ser um Carnaval molhado.
ResponderEliminarUm abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Já meti uma cunha ao Padroeiro aqui da terra, mas não sei se me vai ouvir! Abraço.
EliminarConfesso que não gosto muito do Carnaval, kkk
ResponderEliminarHoje:- Perdidos num brinde silencioso.
.
Bjos
Votos de um feliz fim de semana
Eu do Carnaval não gosto, mas de algumas sambistas não sei que diga.
EliminarNo Carnaval mexe mexe,
ResponderEliminarmexe mexe esse traseiro
quanto mais mais aquece
no forno coze o casqueiro!
Tenhas uma boa tarde amigo António!
O forno este ano está frio, acho que nem com uma carrada de lenha vai aquecer, porra pró PDI.
EliminarEstá tudo muito cinzento! É do tempo ou da tua câmara?
ResponderEliminarO Carnaval é sempre uma alegria e no Brasil, com o calor, é mais bonito.
O tempo estava mesmo cinzento e ameaçava chover, foram tiradas do meu terraço com o telemóvel que começa a pedir um novo! Eu este ano não me apetece sair de casa, vejo da janela o Carnaval trapalhão a desfilar.
EliminarAcabei de curar uma gripalhada não me apetece ir arranjar outra.
Querido amigo Querido, entrudo a nós era apenas o primeiro dia de carnaval, dia em que se pegava o desavisado desprevenido e dava-se um banho nele jogando um pouco de água e criei-me com a ideia que entrudo seria o ato de se jogar água no outro, depois que fui saber que entrudo era sinônimo de carnaval, em Portugal. Recordar é viver e reviver os bons tempos é eternizar-se no tempo que passou. Grande abraço. Laerte.
ResponderEliminarOLÁ amigo Laerte!
EliminarQuando eu era criança, pregávamos partidas uns aos outros e ninguém podia levar a mal porque era entrudo, tradição que ainda hoje se mantém porque é Carnaval! Se fosse mais perto ia sambar aí no Brasil...Grande abraço. António Querido.
António não aprecio lá muito o carnaval pois não gosto de confusão, mas gosto de ver os desfiles das crianças, eles ficam tão giros.
ResponderEliminarBom Carnaval.
Um abraço
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco