Hoje dia 2 de fevereiro lembrei-me desta festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias, uma festa da minha juventude, onde não podia faltar, na Freguesia de Samuel do Concelho de Soure, mais conhecida por (Freguesia do diabo)!
Reza a lenda que um agricultor lhe prometeu uma promessa, seu pedido foi aceite e lhe foi reservado um espaço dentro da igreja, preservado até hoje, recebendo promessas de cigarros e outras coisas menos próprias, ou talvez não!
É a festa das passas e dos pinhões! Quem não se lembra?
Faz hoje anos, muitos anos,
ResponderEliminarno Baixo Alentejo caiu neve
alegria dos putos alentejanos
desse dia nenhum se esquece!
Festa das passas e dos pinhões,
lá não era habito, se festejar
do que muitas haviam aflições
para festas não havia vagar!
Esse homem poderia ser,
talvez, com muita sorte
tinha com o que se entreter
destapava e tapava o pote!
Gostei dessa história, toma lá um abraço!
E o diabo está na Igreja? Muito interessante.
ResponderEliminarSenhora das Candeias já ouvi falar mas penso que associada a outra terra, pois nunca tinha ouvido falar dessa freguesia de Soure
Um abraço
Por falar em Soure, nunca te deu para fazer uma visita ao Arlindo, filho da tua escola que lá mora?
ResponderEliminarQuando fui a esta igreja era pequeno e quando me mostraram e explicaram que era a imagem do diabo, fiquei assustado e corri em direcção à porta de saída, esta imagem está do lado direito da entrada principal, numa capelinha preparada só para ele, quando lhe oferecem espigas de milho que tem que ser roubado, ou algo que se coma, alguém se aproveita sem precisar de ir ao inferno! A história é longa, como longa é a permanência deste mito, naquela igreja.
ResponderEliminarJá perguntei ao Lúcio, onde morava o Arlindo, mas naquele dia não deu tempo e nunca mais fui à Redinha para ir com o Lúcio visitá-lo, vamos lá no dia a seguir do nosso convívio no Peleiro!