Exportações À meia noite, milhões de rolhas lusas saltarão mundo fora
Com o Ano Novo a curta distância, o jornal i realça o mercado da cortiça. Quase 20% das rolhas exportadas são de champanhe. À meia-noite, haverá milhões de rolhas portuguesas a saltar das garrafas para dar as boas-vindas a 2015.
À medida que as 12 badaladas soarem um pouco por todo o mundo, haverá milhões de rolhas de cortiça portuguesa a ‘saltar’ das garrafas, assinalando o momento. É que além das garrafas de vinho, as rolhas de champanhe representam 19% do total de rolhas exportadas, algo que equivale a 106 milhões de euros, destaca o jornal i.
Estes números não surgem por acaso. A cortiça é há muito uma das joias da coroa da economia portuguesa. 64% das exportações de cortiça a nível mundial são portuguesas, um número que coloca Portugal como líder neste setor a uma larga distância da concorrência – Espanha segue-nos em segundo lugar, mas com apenas 16% do total de exportações.
Apesar dos anos de crise, este é um setor que se tem continuado a destacar. Ao i, João Rui Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Cortiça, explica que este é um setor em que “a crise nacional não teve um efeito muito visível no negócio”, já que mais d 95% da produção nacional é exportada.
Muito bem lembrado, António, quanto mais exportações, melhor, e a nossa cortiça é um produto de qualidade.
ResponderEliminarFeliz 2015!
xx
Aqui no país das leis das rolhas,
ResponderEliminartantas rolhas estou a ver
o trabalho faz calos e bolhas
por isso dele não querem saber!
Haja cortiça com fartura,
belas sombras para descansar
haja na terra muita verdura
para os animais alimentar!
APARA ANTÓNIO QUERIDO E SUA FAMÍLIA,
DESEJO FELIZ ANO NOVO.
Para que tudo de bom na vida mais evolua!
nasce o sol todos os dias para a terra iluminar
de noite brilham no céu as estrelas e a Lua
para o recebermos a sorrir quando chegar!
O Ano Novo que aí vem seja melhor,
do que o Ano velho ficando para trás
venha ele carregado de carinho e amor
muita saúde, felicidade, alegria e paz!
Um abraço,
Eduardo.
Então, valha-nos a rolha que é a salvação da economia e do PIB português. Quando passar por um sobreiro vou fazer-lhe uma vénia e dizer - obrigado sr. sobreiro pela ajuda que dá aos portugueses para superar a crise que nos aflige.
ResponderEliminarE vou também abrir uma garrafa de espumante para assim contribuir para o consumo de cortiça. E fazer um brinde aos amigos para que tenham Boas Entradas no Ano Novo (e de preferência sem coelho).
Já que está por horas a despedida do velho e entrada no novo, desejo a todos os leitores e visitantes do "Figueira Minha", um excelente 2015!
ResponderEliminarCom coelho, ou sem coelho, que nos vão deixando uns cobres no bolso para abrir o espumante e sem dívidas às "COSTAS".
Vamos receber 2015 com saúde, paz, amor e alegria, com os braços abertos ao mundo...
António Querido
-----------------------
Fora com os maus políticos e maus governantes;
ResponderEliminarFora com as doenças;
Fora com as catástrofes.Tudo até 31 ás 0000.
A partir de 010001JAN2015,Entra.....TUDO de BOM.
Para o amigo Páscoa e família bem como para os correspondentes do blog.
Abraço amigo Páscoa