quarta-feira, 21 de março de 2018

PRESTADORES DE SERVIÇOS?

Prestadores de serviços? Dinheiro daria para contratar três mil médicos

O Governo teria conseguido contratar mais de 3.000 médicos para o Serviço Nacional de Saúde com os 120 milhões de euros que terá despendido no ano passado com empresas de serviços médicos, estima a Ordem dos Médicos.

                                                          
Segundo as contas da OM, o Ministério da Saúde teria conseguido contratar 3.048 médicos a trabalhar 40 horas semanais com o dinheiro que em 2017 se estima que gastou em empresas prestadoras de serviços médicos.
O bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, calcula que faltem 5.500 médicos especialistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), lembrando que muito do trabalho tem sido atualmente feito à custa dos médicos internos, ainda em formação, que têm servido para "tapar muitos buracos".
Para chegar aos 5.500 médicos, a OM somou o número de clínicos que daria para contratar com o que terá sido pago a empresas médicas mais o volume de pagamentos em horas extraordinárias aos profissionais. A Ordem calcula que 21,4% dos pagamentos aos médicos são horas suplementares ou extra.
Sobre a insuficiência de especialistas, a OM refere que há 18 mil médicos especialistas no SNS e mais de 10 mil internos, o que dá uma relação de um especialista para cada sete internos.
Para o bastonário, a escassez de especialistas dificulta a capacidade de formar mais jovens médicos em Portugal, até porque a esmagadora maioria de internos são formados no SNS.
Notícias ao Minuto
Há 4 Horas por Lusa
País Ordem dos Médicos

5 comentários:

  1. Enquanto não se acabar com alguns lóbis e com favores a amigos isto vai continuar tudo na mesma, mas ainda bem que alguém chama a atenção para estes problemas, como é o caso da Ordem dos Médicos.
    Um abraço e boa Primavera.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Isso é tudo uma máfia pegada!
    Andam todos à procura de tacho!
    São muitos a mamar e muitos mais a querer mamar também.

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente com ou sem razão agora. Por tudo e por nada reclama. No tempo de Salazar, outrora. Aqui em Portugal ninguém piava! Os comunistas querem tudo de borla. Os trabalhadores pobres querem aumento de salário. Os ricos discordam em aumentar o salário mínimo Nacional. Por último os reformados não têm direito a nada. Já nenhum governante os ouve!

    Tenhas uma boa noite amiga António e contenta-te com o que tens e viva o velho!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Essa aquisições de serviços escondem sempre relações de parentesco, amizade, "aventais", "sacristia", o habitual.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar