A Autoridade Marítima vai fazer uma análise interna à operação de busca e salvamento no naufrágio de um arrastão na Figueira da Foz, disse hoje fonte daquela entidade.
Nós temos uma análise interna muito rigorosa para analisar o procedimento do empenhamento operacional e a forma como a operação foi realizada. Porque isso para nós funciona, também, como lições aprendidas", disse à agência Lusa Nuno Leitão, porta-voz da Autoridade Marítima.
Frisando que a busca e salvamento "não é uma ciência exata", Nuno Leitão afirmou que um dos objetivos da análise interna é "poder observar os procedimentos que foram adotados e avaliar o correto processo em termos de operação".
O responsável da Autoridade Marítima assumiu que se na análise que for feita forem detetadas falhas "serão imputadas responsabilidades" e a Marinha possui "processos internos" para o fazer.
Hoje às 12,30H, as buscas continuavam à procura dos corpos, dos 4 pescadores desaparecidos, todos do Concelho da Figueira da Foz.
Só um milagre poderá trazer á vida os 4 desaparecidos.
ResponderEliminarPela minha experiencia lembro que os pescadores devem, quando no mar, usar o Colete Salva-vidas vestido.O pensamento do pescador leva-o a ter uma certa vergonha de o fazer! É certo que são muito experientes, sabem nadar bem é até, é um embaraço para trabalhar, mas- o colete SALVA VIDAS e as regras são para cumprir.
Só o tempo poderá levar a esta compreensão.
Paz á alma dos falecidos.
Seja nas Caxinas, na Figueira, em Sesimbra ou noutro lado qualquer, todos os anos há um barco de pesca que se afunda e vidas que se perdem. É um fado a que não podemos fugir.
ResponderEliminarO que aconteceu, não deveria ter acontecido,
ResponderEliminarninguém adivinha, onde e quando vai acontecer
o pior foi quem morreu, não devia ter morrido
O destino assim o determinou,
muito triste o que aconteceu
tenha muita saúde quem se salvou
em paz descanse os corpos de quem morreu.
Tenhas um bom dia amigo António.
Realmente não se entende como tarda tanto tempo o socorro a chegar à entrada de uma barra!... Muito triste!
ResponderEliminarxx