Marcelo "Nestas duas últimas semanas só vi porcos a andarem de bicicleta"
O comentador político Marcelo Rebelo de Sousa destacou ontem, no habitual espaço de opinião que protagoniza na TVI, que a proposta que o Presidente da República apresentou relativamente ao um “compromisso de salvação nacional” que vincule PSD, CDS e PS, embora seja uma boa ideia “em teoria”, sai “estragada na prática”. No entanto, “há milagres”, assinalou Marcelo.
DR
POLÍTICA
Há milagres” afinal, “nas últimas duas semanas só vi porcos a andarem de bicicleta” em Portugal. As palavras pertencem ao antigo líder social-democrata, Marcelo Rebelo de Sousa, e reportam-se ao acordo proposto pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que lançou um repto aos partidos que assinaram o memorando de entendimento no sentido de alcançarem um “compromisso de salvação nacional”.
“A probabilidade de haver um acordo deste teor” é pouca, “ao dar 10 ou 15% de hipóteses de concretização estou a ser generoso”, sublinhou o professor, salientando que a proposta de Cavaco é boa “em teoria”, mas sai “estragada na prática”.
“Era uma boa ideia porque vai ser preciso um acordo a partir de 30 de Junho de 2014; segundo porque era um momento em que o Presidente estava forte devido à crise que havia na coligação; terceiro, porque havia um sentimento popular forte contra os partidos e a classe política e o Presidente veio dizer 'tenham juízo' não é possível continuar a brincar com o País”, sustentou Marcelo.
Todavia, o chefe de Estado “deixou tanta coisa com um ponto de interrogação e adiou de tal forma o fechar que o que aconteceu é que os mercados reagiram como tinham reagido à crise provocada por Paulo Portas”, observou o antigo presidente do PSD.
Posto isto, rematou Marcelo, Cavaco “não resolveu a crise e prolongou-a e ao prolongá-la agravou-a”, sendo que, se o acordo entre PSD, CDS e PS falhar, quem ficará “entalado” será o próprio Presidente da República.
A minha opinião sobre o Presidente (em quem nunca votei) não é nada agradável, mas por respeito á Instituição nunca me alargo muito nos comentários que só podem ser negativos, mas desta vez dou-lhe boa nota, mais não seja para chamar á responsabilidade destes três Partidos que foram, (com ele) quem nos meteu nesta camisa de sete varas, da qual não vamos conseguir nem pintados.
ResponderEliminarUm abraço
Virgílio
As balburdias do presidente, fazem mover ideias, não porcos a andarem de bicicletas. Mas sim porcos dentro da assembleia, de barriga cheia a ressonar. Depois de tanta confusão, eu acho que o presidente se deveria demitir. Visto já não ter poder de decisão. Das duas uma, ou deixa governar o actual governo ou demite-o. O Paulinho das feiras espantou a lebre contra o coelho. O caçador em fez de os ter "abatido", atiça os galgos!
ResponderEliminarBoa segunda-feira e um abraço para ti amigo António.
Porcos a andarem de bicicleta é uma boa imagem para definir os políticos da nossa praça.
ResponderEliminarOinc, oinc, oinc!
A ideia não me parece tão descabida quanto a maior parte dos comentadores políticos dizem. Provavelmente socorreu-se da inspiração divina da Nª Senhora de Fátima. Lembrou-se dos 3 pastorinhos e vai dai exigiu um acordo dos 3. Sabemos que dois deles morreram cedo, mas o terceiro teve grande longevidade.
ResponderEliminarFalando sério esta atitude ele devia ter tido há dois anos. Agora talvez seja tarde demais.
Um abraço e uma boa semana