MP exige pena de prisão para ex-ministra da Educação
Procurador admite a suspensão da pena se a antiga governante indemnizar o Estado. Maria de Lurdes Rodrigues está acusada de ter gasto 265 mil euros para contratar irmão de um dirigente socialista.
O Ministério Público exigiu esta quinta-feira pena de prisão para a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues no processo em que está acusada de ter gasto 265 mil euros para contratar o irmão do dirigente socialista Paulo Pedroso, avança a SIC. João Pedroso foi contratado para fazer uma compilação da legislação portuguesa sobre o ensino.
O procurador admitiu que a pena poderá ser suspensa se a ministra indemnizar o Estado. A Maria de Lurdes Rodrigues é imputado um crime de prevaricação de titular de cargo político, cuja moldura penal oscila entre os dois e os oito anos de cadeia — tal como sucede com os restantes arguidos neste processo, incluindo João Pedroso.
Os factos remontam ao período entre 2005 e 2008, altura em que a então governante socialista resolveu contratar, por ajuste directo, os serviços do advogado João Pedroso, que por sua vez chamou também para o ajudar na tarefa um estagiário do seu escritório e um filólogo que havia trabalhado no Ministério da Educação.
O despacho de pronúncia dos arguidos diz que não existe nenhum registo de que Maria de Lurdes Rodrigues tenha tentado apurar se a tarefa que entregou ao grupo de trabalho podia ter sido desempenhada por pessoal do Ministério da Educação.
A acusação menciona ainda a “total ausência de fiscalização”, por parte da tutela, do cumprimento dos serviços adjudicados, realçando a afinidade político-partidária entre os arguidos, todos da esfera política do PS.
Quem foi que disse que isto vai mudar? Não muda nada, para já não há dinheiro para mandar construir mais prisões. As existentes no país estão cheias. A não ser que libertem os que lá estão e o povo tome a iniciativa de prender todos os políticos corruptos, que já fizeram parte dos governos anteriores e os que, presentemente, fazem parte do actual governo, incluindo o próprio governo!
ResponderEliminarPolítico não vai para a cadeia nunca. Eles têm dinheiro e amigos para os safarem de qualquer enrascada. Pelo menos assim tem sido até agora.
ResponderEliminarSerá que algum dia vai mudar?
Milagre? Milagre seria ela ir para a cadeia. Assim pode pagar e ficar livre. Justiça da treta. Nunca nenhum político português irá para a a cadeia. As leis são feitas por eles.
ResponderEliminarAs leis são feitas por eles, está tudo dito! Todos os políticos devem favores a um amigo da mesma cor! Quem se vai lixando é quem tem vergonha e não escolheu uma carreira política.
ResponderEliminarSerá que vai mudar? Ou é só porque a ministra é de outro partido?
ResponderEliminarPorque em Portugal é assim. Se o PSD puder enquadrar algum ex-ministro do PS, não deixará de o fazer, como o PS, não deixará de punir algum ex-ministro do PSD, se tiver provas para isso. O problema é que na maioria das vezes as provas são destruídas cada vez que o governo muda.
Um abraço